Participamos do

STF aprova divisão igual de tempo e verba em 2020 para negros

Ministro Marco Aurélio foi o único contra a decisão, justificando que a ação deveria ser da alçada legislativa, não do STF
17:51 | Out. 03, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou divisão de tempo de propaganda igual entre candidatos negros e brancos em propagandas no rádio e na televisão, além da divisão equalitária no fundo eleitoral já no pleito de 2020. O julgamento virtual foi encerrado na sexta-feira, 2, confirmando liminar concedida pelo ministro Ricardo Lewandowski, relator da ação.

A ação teve dez votos a favor e um contra - para o ministro Marco Aurélio Mello, é dever do Congresso deliberar sobre a ações afirmativas, por meio do seu poder legislativo. “O tratamento conferido à defesa dos direitos da população negra e das questões de raça deve considerar o arcabouço normativo”, defendeu ao votar contra a decisão.

LEIA TAMBÉM | Eleições 2020 - Proporção de candidatos negros é a maior já registrada pelo TSE

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Apesar da obrigatoriedade, os partidos ainda não entenderam como aplicar a regra de divisão do Fundo Eleitoral e de propaganda entre candidatos negros e brancos. Na explicação de Lewandowski, é necessário que os partidos primeiro separem os candidatos entre homens e mulheres, já que as candidatas devem receber 30% da cota eleitoral. A partir dessa divisão, deve-se calcular o tempo e orçamento igualitário entre candidatos negros e brancos e candidatas negras e brancas, separadamente.

As informações são do portal Uol.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar