Participamos do

Meteoro superluminoso cruzou os céus do Rio Grande do Sul

16:46 | Out. 01, 2020
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um facho luminoso vindo do espaço iluminou a noite da cidade de Caxias do Sul, a 96 quilômetros (km) da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. O evento astronômico aconteceu na madrugada de hoje (1º) e foi registrado pelo Observatório Espacial Heller & Jung e pela Brazilian Meteor Observation Network (Bramon).

Segundo dados divulgados pela Bramon, a luz criada pelo corpo celeste durou cerca de 6 segundos e terminou em uma explosão intensa, que superou a luz refletida pela Lua em direção à Terra. As estimativas do observatório mostram que o superbólido - nome dado a meteoros luminosos de maior intensidade que o brilho da Lua - se movia a aproximadamente 60,9 mil quilômetros por hora. A explosão da rocha espacial aconteceu a 22 km de altitude, sobre o município de Vacaria, também no Rio Grande do Sul.

Confira o momento em que o meteoro cortou os céus da cidade de Caxias do Sul:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
*/

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar