Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Entidade de defesa dos direitos humanos denuncia morte de lutador

16:13 | Set. 12, 2020
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A instituição Iran HRM (Monitor de Direitos Humanos do Irã, em tradução livre) anunciou neste sábado (12) que o lutador Navid Afkari foi executado por enforcamento.

#Breaking Political prisoner #NavidAfkari was executed this morning despite widespread international condemnation and public outrage.#StopExecutionsInIran pic.twitter.com/qQc0Ogza7f

— IRAN HRM (@IranHrm) September 12, 2020

Segundo a agência de notícias Reuters, o lutador de 27 anos recebeu duas penas de morte após ser condenado por matar um segurança a facadas e por outras acusações ligadas a protestos antigoverno no ano de 2018.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Porém, segundo familiares de Afkari e ativistas, o atleta teria sido torturado para fazer uma confissão falsa. Além disso, o advogado do atleta disse que não havia provas da culpa de seu cliente.

Lamento do COI

O Comitê Olímpico Internacional (COI) emitiu uma nota neste sábado lamentando a execução do lutador: “A execução do lutador Navid Afkari no Irã é uma notícia muito triste. O COI está chocado com o anúncio de hoje. Em cartas, Thomas Bach, presidente do COI, fez apelos pessoais diretos ao Líder Supremo e ao Presidente do Irã nesta semana e pediu misericórdia para Navid Afkari, respeitando a soberania da República Islâmica do Irã (...). Nossos pensamentos estão com a família e amigos de Navid Afkari”.

Notícia devastadora

Outra entidade a lamentar a morte do atleta foi a United World Wrestling (Federação Internacional de Wrestling, em tradução livre): “É profundamente perturbador que os apelos de atletas de todo o mundo e todo o trabalho de bastidores da United World Wrestling e da Federação Iraniana de Wrestling, em conjunto com o COI junto e o Comitê Olímpico do Irã, não tenham alcançado nosso objetivo. A notícia é devastadora e toda a comunidade do wrestling lamenta a morte”.

UWW Statement on the Execution of Navid Afkarihttps://t.co/2TXcr12jaQ pic.twitter.com/f6wetsLz2Q

— United World Wrestling (@wrestling) September 12, 2020

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar