Participamos do

Sindicatos de servidores da educação espalham outdoors com Bolsonaro vestido de "Senhora da Morte"

O ato vai fazer parte da paisagem de vários pontos da Região Metropolitana do Recife e a publicidade será mantida, ao menos, até o dia 15 de setembro.
09:01 | Set. 02, 2020
Autor Jornal do Commercio
Foto do autor
Jornal do Commercio Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Professores, alunos, grupos sociais e sindicatos de Pernambuco organizaram-se para promover uma campanha com 72 outdoors contra o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido). O ato vai fazer parte da paisagem de vários pontos da Região Metropolitana do Recife. As peças publicitárias, algumas delas com Bolsonaro vestido como a "Senhora da Morte", com cajado e tudo mais, começaram a ser instaladas na última segunda-feira, 31, e devem ser finalizadas na quarta-feira, 2. A publicidade será mantida, ao menos, até o dia 15 de setembro.

Depois de grupos bolsonaristas se organizarem e colocarem 20 outdoors de apoio ao chefe do Executivo, pelas principais vias do Grande Recife, mais de 400 pessoas, entre professores, estudantes, médicos, advogados, servidores públicos, entre outros profissionais, se uniram para não perder a narrativa de combate à pandemia. O custo da ação foi arrecadado por meio de uma vaquinha virtual. O valor total das mais de 70 peças não foi divulgado.

Enquanto os outdoors instalados em julho deste ano continham mensagens de apoio a Bolsonaro, enaltecendo as ações do governo federal, as medidas econômicas, a ação na pandemia da Covid-19 e a finalização da transposição do Rio São Francisco, nas peças publicitárias instaladas nesta semana, as imagens ligam o presidente aos cortes na educação, ao desemprego e, em especial, às mais de 120 mil mortes registradas no país em decorrência do novo coronavírus.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Assinadas por conglomerados de sindicatos e um grupo social denominado "amigos pela democracia", as 'propagandas' contêm frases ditas pelo presidente durante a pandemia, como o polêmico "e daí?". Em outra peça, Bolsonaro é colocado no arquétipo da Senhora Morte, com cajado e capa preta.

Clique na imagem para abrir a galeria

Médico infectologista, um dos membros do movimento "amigos pela democracia" contou que como essa modalidade de propaganda é cara, foi necessário reunir um contingente grande de pessoas, onde cada um doou o valor que podia. O grupo consegui arrecadar o suficiente para 30 espaços, com cinco artes diferentes. Os outros 42 foram conseguidos pelo conglomerado de sindicatos.

"A gente se juntou com os sindicatos que também estavam produzindo um material semelhante, por isso, resolvemos publicar na mesma época para ter esse peso maior. No total deram 72 peças. Pernambuco é um estado em que a maioria é contra esse governo, não votou nele e se sentiu provocado com aquela propaganda enganosa. Nunca teve esse apoio a ele aqui. Temos que dizer a verdade", afirmou o médico, que não quis ter o nome identificado.

Em 2019, o grupo foi responsável por uma campanha em defesa da inocência do ex-presidente de Lula. Na ocasião, 20 outdoors com duas tipografias visuais diferentes foram espalhados pelo Grande Recife.

Uma segunda fase já está sendo articulada para colocar os outdoors luminosos pela capital pernambucana. "O grupo é composto por várias pessoas de formações diferentes. São médicos, professores de vários nives do ensino, comerciantes, advogados e vários outros", concluiu.

Via Rede Nordeste

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar