PUBLICIDADE
Brasil
NOTÍCIA

Astronauta tira fotos de São Paulo e das queimadas na Amazônia

Imagens foram retiradas na Estação Espacial Internacional e publicadas em sua conta no Twitter

Sâmya Mesquita
21:49 | 02/09/2020

O astronauta norte-americano Chris Cassidy, que vive na Estação Espacial Internacional (ISS), postou imagens do Brasil visto de cima. Uma das publicações mostra parte do estado de São Paulo em um dia de sol. Em outra, é possível ver uma nuvem de fumaça pairando sobre a Amazônia, indicando queimadas.

No centro da primeira imagem, a mancha marrom é a Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital, cidades do ABC Paulista, Osasco e Guarulhos. E logo abaixo é possível ver parte do litoral Sul do Estado, entre Peruíbe e Bertioga.

Na segunda imagem, vemos também o Vale do Paraíba, um caminho retilíneo, à direita da capital, que leva ao Rio de Janeiro. Também é possível ver o litoral Norte, de São Sebastião a Ubatuba, incluindo Ilhabela e o arquipélago de Alcatrazes.


Diversos internautas brasileiros reagiram à postagem, principalmente com fotos do nosso litoral, da perspectiva aqui da Terra.


O astronauta postou, recentemente, outra imagem de nosso país: a fumaça das queimadas na Amazônia, que impedem que ele veja a floresta lá de cima, a 400 km de altura.


Cassidy, que já se declarou apaixonado pela natureza brasileira, usou as hashtags #savetheamazon e #savetheplanet. Ele visitou nosso país diversas vezes. Em uma delas, em 2017, passeou 20 dias de bicicleta pela Amazônia, pedalando cerca de mil quilômetros na Rodovia Transamazônica.

No ano passado encontrou-se com o ministro da Ciência e ex-astronauta Marcos Pontes.

Cassidy é o comandante da expedição 63 da ISS e vive lá desde abril, junto com os cosmonautas russos Anatoli Ivanichin e Ivan Vagner. Por dois meses, eles tiveram a companhia dos norte-americanos Robert Behnken e Douglas Hurley, que viajaram na cápsula Crew Dragon, da SpaceX, do final de maio ao começo de agosto.