Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Moradores de Jati voltam para casa após vazamento de barragem

22:53 | Ago. 25, 2020
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os moradores da cidade de Jati, no Ceará, foram autorizados a voltarem para suas casas. Cerca de 2 mil pessoas residentes no raio de dois quilômetros da barragem de Jati foram retiradas preventivamente de casa na última sexta-feira (21) após a detecção de um vazamento na barragem. Desse total, a maior parte, 1,3 mil pessoas, pôde voltar pouco depois. Apenas 710 pessoas ainda estavam hospedadas em casas de parentes ou hotéis.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o vazamento ocorreu no final da tarde de quinta-feira (20) em um dos condutos do reservatório, que faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Segundo a assessoria de imprensa da pasta, não há registro de vítimas. O ministério autorizou o repasse de R$ 100,6 mil para assistência a famílias desalojadas.

Desde a detecção do vazamento até hoje, mais da metade das obras de recomposição da estrutura foi concluída, e a segurança do local foi atestada por equipes de engenheiros e técnicos do MDR. O ministério está apurando as causas do vazamento.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O órgão pediu relatórios técnicos sobre cada etapa de funcionamento desde o dia do vazamento, quando foram abertas as comportas para passagem de água até a Barragem Atalho, primeiro dos seis reservatórios no trajeto até a Paraíba. Empresas responsáveis pela execução, pelos testes e pelo comissionamento da barragem têm até sexta-feira (28) para entregarem as informações.

Ouça na Radioagência Nacional:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar