Participamos do

MPF investiga uso de avião da FAB para transportar garimpeiros ilegalmente

Avião da Força Aérea Brasileira (FAB) havia sido enviado para Jacareacanga, no Pará, com o objetivo inicial de apoiar uma operação contra crimes ambientais
09:16 | Ago. 23, 2020
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ministério Público Federal (MPF) abriu uma investigação sobre o uso de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para transportar garimpeiros ilegalmente até Brasília, no Distrito Federal. A situação pode se configurar como improbidade administrativa devido à utilização com desvio de finalidade.

No começo de agosto, a FAB havia enviado aeronaves para Jacareacanga, no Pará. O objetivo inicial era apoiar uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) contra crimes ambientais. No local, estava ocorrendo garimpo dentro das terras indígenas, Munduruku e Sai Cinza.

Porém, este trabalho não aconteceu. Em ofício enviado pela Força Aérea para o MPF, a instituição confirmou que cedeu o equipamento para o transporte de líderes indígenas da região, para que tivessem uma reunião com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Essas informações foram negadas por representantes do Munduruku, que afirmaram que as pessoas eram defensoras dos garimpeiros.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em carta enviada pela liderança do povo indígena ao Ministério Público Federal, a caravana integrava sete moradores que atuam com a exploração ilegal de minérios no lugar. No dia anterior ao evento, o ministro havia ido até Jacareacanga para se encontrar com os alvos da operação do Ibama.

“Verificam-se, no presente caso, fortes indícios de desvio de finalidade na utilização de aeronaves da Força Aérea Brasileira, as quais, a princípio, deveriam ser destinadas para efetividade da Operação Verde Brasil 2 no combate à mineração ilegal”, diz o MPF em texto para imprensa.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar