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"Golpe dos 10 minutos": falsos entregadores do Uber Eats roubam comida dos usuários e os deixam sem reembolso do app

Os relatos existem há meses, mas o golpe se intensificou durante a pandemia do novo coronavírus. Mesmo solicitando auxílio ao suporte da Uber, usuários permanecem sem o reembolso do dinheiro.
14:54 | Jul. 29, 2020
Autor Redação O POVO
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Tipo Notícia

Um novo golpe digital tem chamado atenção dos usuários do aplicativo Uber Eats, que realiza entrega de comidas em domicílio. Segundo relato de vítimas, para roubar a comida, os falsos entregadores se utilizam de um procedimento padrão do próprio app e ainda ficam com o valor da viagem, sem garantir o reembolso ao cliente. As informações são do site Tecnoblog.

O recurso usado é a opção de cancelamento de viagem depois de 10 minutos de espera pelo cliente. Quando isso acontece, o aplicativo não dá reembolso após informar que o entregador tentou entrar em contato com o usuário

O procedimento burlado pelos falsos entregados funciona da seguinte maneira: ao chegar no local indicado pelo cliente, o entregador deve ligar para ele caso ele não compareça. Após a ligação, há o prazo de 10 minutos para que o cliente apareça. Ao acabar o tempo o pedido é cancelado sem estorno do valor ao usuário.

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Como entregadores burlam o sistema

É possível que o temporizador de 10 minutos seja ativado mesmo que o contato por ligação não tinha sido feito. Com isso, a comida não retorna ao estabelecimento de origem e o entregador fica tanto com o pedido do cliente como com o valor da corrida entre restaurante e local indicado pelo usuário. 

Segundo o analista de suporte Vinícius Ramos ao Tecnoblog, ele pediu uma entrega em um “restaurante bem próximo” ao condomínio onde reside, entretanto não recebeu a comida e nem o estorno do dinheiro. De acordo com ele, o aplicativo alegou que o entregador seguiu as políticas do app.

“Estranhei o fato da portaria não ter interfonado, que é o procedimento padrão. Chegando na portaria não tinha nenhum entregador me aguardando, esperei alguns minutos (…) quando peguei meu celular, meu pedido havia acabado de ser cancelado porque o entregador não me encontrou. O fato do restaurante ser próximo é importante, porque o GPS tem uma margem de erro e, mesmo sem ele estar no ponto do endereço, o Uber Eats identifica que esteve lá”, contou.

Reembolso não é dado pelo suporte da Uber Eats

Os relatos existem há meses, mas o golpe se intensificou durante a pandemia do novo coronavírus. Mesmo solicitando auxílio ao suporte da Uber, usuários permanecem sem o reembolso do dinheiro. 

O Tecnoblog conseguiu uma mensagem do suporte dada pela Uber. “Verificamos seu pedido e não foi possível efetuar o reembolso porque, quando o parceiro de entrega chegou no seu endereço, ele tentou entrar em contato diretamente com você e aguardou por mais de 10 minutos e não teve sucesso”, diz a mensagem.

Posicionamento da Uber

Ao Tecnoblog a empresa enviou nota afirmando que têm medidas de proteção contra fraudes. Além disso, destacou o sistema de avaliações como forma de pontuar a qualidade do serviço e que uma equipe de suporte disponível 24 horas por dia trabalhar ao ser acionada para analisar caso a caso.

“Parceiros com sucessivas avaliações negativas podem, inclusive, ter as contas desativadas da plataforma. Parceiros que descumprem os Termos de Uso da plataforma (por exemplo, com seguidos cancelamentos injustificados, denúncias de extravio de pedidos ou tentativas de fraude) também estão sujeitos à desativação”, declarou.

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