Participamos do

China suspende importações de carne de frigoríficos brasileiros

A China é o maior comprador de carne suína, bovina e de frango do Brasil. No total, 5 unidades foram embargadas pelos chineses e 1 pelo governo brasileiro
12:15 | Jul. 06, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Seis frigoríficos do Brasil têm exportações de carne suspensas para a China. Desse total, cinco foram embargados pelos chineses e uma pelo Ministério da Agricultura do Brasil. A autoridade aduaneira chinesa afirma que os embarques foram restringidos por preocupações com a Covid-19. Pela decisão, duas unidades pertencentes à JBS e à BRF foram afetadas. As informações são do portal de notícias do G1.

Conforme o G1, em publicação da Administração Geral de Alfândega da China (GACC, na sigla em inglês), no último sábado, 4, a China informou que foram suspensas temporariamente importações de uma unidade da BRF em Lajeado e de uma da JBS em Três Passos, ambas no Estado do Rio Grande do Sul.

A BRF informou que a fábrica de Lajeado é a primeira da companhia a ser suspensa desde o início do Covid-19. A JBS já tem duas plantas suspensas. Na publicação feita pela GACC, o país asiático não deu motivos para a suspensão, e apenas identificou as unidades pelo seu SIF.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em comunicado, a JBS afirmou que estava adotando esforços para "a garantia do abastecimento e da produção de alimentos dentro dos mais elevados padrões de qualidade e segurança além da máxima proteção dos seus colaboradores". A empresa preferiu não comentar a decisão.

Já a BRF destacou não ter recebido notificação oficial sobre a suspensão da habilitação para exportação de carne suína e afirmou desconhecer o motivo da decisão. Em nota enviada ao G1, a empresa disse que está atuando com as autoridades brasileiras e chinesas para reverter a suspensão e restabelecer a habilitação no menor prazo possível.

O Ministério da Agricultura disse à Reuters que só vai se manifestar após receber o comunicado oficial da China. Conforme levantamento do G1, até agora foram suspensas as seguintes plantas:

JBS, de Passo Fundo (RS) – carne de frango;
JBS, de Três Passos (RS) – carne suína;
Minuano, de Lajeado (RS) – carne de frango;
BRF, de Lajeado (RS) – carne suína;
Agra Industrial, de Rondonópolis (MT) – carne bovina;
Marfrig, de Várzea Grande (MT) – carne bovina.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar