Participamos do

Quatro crianças da mesma família estão desaparecidas após barco virar na Bahia

Familiares têm pouca esperança de encontrá-los vivos; pai de uma das crianças, que é avô das outras três, foi resgatado com vida
18:37 | Jul. 02, 2020
Autor Correio
Foto do autor
Correio Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Quatro crianças e um adulto estão desaparecidos após a embarcação onde estavam virar no Rio Paraguaçu, na altura do município de Cabaceiras do Paraguaçu, na Bahia. Ao todo, seis pessoas estavam no barco na hora do acidente e apenas uma foi regatada até agora, o pescador Paulo Roberto, que é avô de três crianças e pai de outra vítima. Ele foi achado vivo.

As crianças desaparecidas têm idade de 3 a 11 anos. O adulto é um amigo da família de cerca de 50 anos, segundo relatos de familiares.

Uma equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros saiu de Salvador já chegou ao local onde ocorreu o acidente para realizar as buscas. Segundo a instituição, os primeiros chamados ocorreram por volta das 21 horas desta quarta-feira, 1º, mas o resgate só pôde ser iniciado nas primeiras horas desta quinta-feira, 2, porque os mergulhadores não conseguem trabalhar de noite devido à baixa visibilidade.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Uma familiar identificada como Priscila disse, por volta das 12 horas, que os bombeiros não haviam chegado no local para realizar o resgate. Por outro lado, a instituição garante que mergulhadores do 13° Grupamento de Bombeiros Militar (13°GBM/Gmar) estão realizando as buscas desde a manhã de hoje.

Testemunhas no local dizem que o que pode estar causando a confusão é o fato de os bombeiros estarem seguindo a correnteza do rio buscando o local onde os corpos poderiam ser achados. Enquanto isso, familiares e populares estão reunidos no local onde o barco virou.

Segundo Ivani dos Santos Silva, tia das vítimas, os três netos de Paulo — uma menina de 8 anos e dois meninos de 3 e 6 — estavam na casa da avó em Santo Estevão quando este chegou ao lado da filha Anathália, de 14 anos, e de um amigo. O grupo seguiu para uma pescaria no Rio Paraguaçu. Todos são moradores de Tapiaçu, distrito de Cabaceiras do Paraguaçu.

A pequena embarcação teria virado ainda na tarde de ontem e, devido ao tempo passado desde o acidente, os familiares têm poucas esperanças de encontrá-los vivos. "O menino de três anos mesmo não sabe nadar, enquanto as outras devido às circunstâncias dificilmente conseguiriam também", contou um primo das vítimas.

"Está sendo muito duro para nós, é difícil perder tanta gente da família de uma vez só. O pai que sobreviveu mesmo está a base de remédios", disse Ivani ao Correio, parceiro do O POVO na Bahia.

O pai das crianças, identificado como Anderson, afirmou que mora em Paulo Afonso e ainda não tem notícias mais precisas do que aconteceu. A informação que teve foi de que seu ex-sogro, Paulo, foi até o local onde estavam as crianças para buscar um documento e elas pediram para acompanhar o avô no retorno que, segundo Anderson, estava programado para acontecer no dia seguinte, de carro.

"Eu estou desesperado, perdi meus filhos. Estou tentando ir pra lá pra poder acompanhar as coisas melhores porque ainda estou longe", disse Anderson, por telefone, ao Correio.

Em nota, a Marinha informa que tomou conhecimento da situação por volta das 7h40min desta quinta-feira, 2, e que "uma equipe de busca e resgate (SAR), da Capitania dos Portos da Bahia(CPBA) se deslocou até o local a fim de iniciar as buscas pelos desaparecidos".

Além da equipe SAR da CPBA, que coordena as ações, equipes do 13º Grupamento Marítimo de Bombeiros Militar (GMAR) contribuem ativamente nas buscas. A comunidade aquaviária, também foi orientada a ficar alerta, prestar socorro e informar caso localizem os desaparecidos.

Ainda de acordo com o comunicado da Marinha, as causas, circunstâncias e responsabilidades pelo ocorrido serão determinadas por meio de um inquérito a ser instaurado pela MB.

O primeiro dia de busca das cinco vítimas de um acidente de embarcação em trecho do Rio Paraguaçu, no município de Cabaceiras do Paraguaçu, acabou sem êxito. Quatro crianças e um adulto seguem desaparecidos.

Segundo a Tenente Verônica, da Capitania dos Portos, as buscas foram encerradas no final da tarde desta quinta-feira, 2, e serão retomadas nas primeiras horas da próxima sexta, 3.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar