Participamos do

Criadora de conteúdo Bianca Rosa convence Porta dos Fundos a retirar vídeo com teor gordofóbico do ar

O humorista Fábio Porchat, um dos donos do Porta da canal, admitiu conteúdo gordofóbico e de desculpou
12:26 | Jun. 10, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O vídeo "Teste de Covid", publicado pelo canal Porta dos Fundos no YouTube, causou discussão nas redes sociais após ser apontado como conteúdo de teor gordofóbico.

No vídeo, o ator Fabio de Luca interpretou um paciente em busca do resultado de um teste de Covid-19. Na esquete, ele conversa pelo telefone com a atendente de laboratório, interpretada pela atriz Thati Lopes, que lhe passa o laudo e as orientações médicas à distância. Tathi avisa ao homem que o resultado dele deu negativo para Covid-19 porque o vírus não conseguiu "resistir ao seu corpo podre", relacionando à críticas sobre a sua saúde e estilo de vida.

As informações são do jornal Extra e Diário de Pernambuco.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O vídeo foi alvo de diversas críticas, inclusive da apresentadora do programa global "Se Joga", Fabiana Karla. Ela disse que é um "desserviço artístico o conteúdo em tempos tão delicados".

A ativista e criadora de conteúdo Bianca Barroca também contestou. O humorista Fábio Porchat, um dos donos do Porta dos Fundos, chegou a se desculpar e promover uma live na última segunda, 8, sobre o tema.

Bianca participou da live. Os dois comentaram o episódio e reforçaram que as críticas não podem ser consideradas como "mimimi". Porchat disse: "Para mim, o problema não é a ignorância, porque ninguém nasce sabendo. O problema é não querer aprender".

A criadora de conteúdo explicou a razão do vídeo ser considerado problemático. Para ela, o problema central é que a situação retrata mais uma vez a pessoa gorda como desleixada, que não cuida da saúde. Essa é uma visão que não deve ser perpetuada. "A pessoa gorda já passa por diversos preconceitos e isso não representa ela. (...) Trouxe isso para indagar mudanças a vocês. Vamos trazer uma outra abordagem para esse assunto ”, explicou.

A ativista Alexandra Gurgel também participou da conversa para debater a construção de um humor sem gordofobia. Segundo Alexandra, mudar a cultura é difícil, porque é preciso mudar todo o imaginário que cerca aquele tema. "Mas se vocês conseguirem criar um movimento de realmente ouvir essas pessoas, de trabalhar com essas pessoas, de checar duas vezes: 'será que isso é gordofóbico?'. De qualquer forma, to muito feliz com essa oportunidade de vocês abrirem esse diálogo", completou.

Na transmissão, Porchat disse que foi um vídeo de Bianca que acabou lhe convencendo de que o vídeo era, sim, gordofóbico e que por isso deveria ser retirado do ar.

Imagem 1: Bianca fez vídeo sobre conteúdo gordofóbico do canal Porta dos Fundos.
Imagem 1: Bianca fez vídeo sobre conteúdo gordofóbico do canal Porta dos Fundos. (Foto: Repropdução/Instagram)

Conheça um pouco mais de Bianca Barroca

Bianca é hoje uma das vozes que combatem a discriminação contra pessoas obesas e com sobrepeso. Por meio de seu canal do Instagram, ela difunde mensagens positivas que estimulam pessoas gordas a amarem seus corpos e denuncia práticas ainda comuns, como a discriminação contra gordos no mercado de trabalho e a gordofobia médica, por meio da qual o preconceito contra pacientes obesos dificulta o acesso a tratamentos e até diagnósticos adequados.

O canal de Bianca no Instagram existe desde 2015, mas foi a partir de 2019 que ela passou a discutir mais abertamente a gordofobia por meio de vídeos que merecem cada vez mais visualizações. Neste ano, a criadora de conteúdo chamou a atenção também por reproduzir a muito comentada cena em que a atriz Paolla Oliveira aparece de costas, vestindo apenas uma calcinha, na minissérie Felizes para sempre?.

Bianca posta foto sobre cena de Felizes Para Sempre?
Bianca posta foto sobre cena de Felizes Para Sempre? (Foto: Reprodução/Instagram)


No vídeo em que criticou o Porta dos Fundos, Bianca chamou a atenção para o fato de a peça de humor ainda tocar na questão do atendimento à saúde, lembrando a história de um senhor que morreu de Covid-19 após não conseguir atendimento adequado, incluindo a realização de exames, por ser obeso.

> Canal de Bianca Barroca 
> Instagram 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar