PUBLICIDADE
Brasil
Noticia

Câmara aprova projeto que aumenta multa por desastres em barragens

Texto foi aprovado com um substitutivo e, por isso, voltará ao Senado Federal para nova votação

20:40 | 19/05/2020
Projeto prevê maiores sanções a empresas que não impedirem desastres ambientais tal qual o de Brumadinho
Projeto prevê maiores sanções a empresas que não impedirem desastres ambientais tal qual o de Brumadinho (Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros de Minas Gerais)
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 19, o projeto que estabelece medidas de fiscalização de barragens, aumentando a multa por desastres e determinando a contratação de seguro pelas empresas exploradoras. Devido às mudanças, a matéria retornará ao Senado. O texto aprovado foi um substitutivo do deputado Jarbas Passarinho (PSD-PA).
Antes disso, os deputados concluíram a aprovação do projeto que obriga o uso de máscaras de proteção individual em todo o País durante a pandemia. A proposta prevê multa de R$ 300 para quem descumprir a regra, e o dobro desse valor em caso de reincidência.
O uso da máscara será regra em espaços públicos, transporte coletivo e locais privados acessíveis ao público. O dinheiro arrecadado com as multas deverá ser usado no combate à Covid-19.
Antes de encerrar a análise do texto, foi aprovado o destaque do Cidadania que especifica que as máscaras poderão ser artesanais ou industriais. Na sequência, a sessão da Câmara foi encerrada.