Participamos do

Curso de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes está com inscrições abertas

O curso ganhou o prêmio Neide Castanha, sendo reconhecido como uma iniciativa fundamental na garantia dos direitos humanos das crianças e adolescentes e no combate à violência sexual
23:57 | Mai. 18, 2020
Autor Alan Magno
Foto do autor
Alan Magno Estagiário de jornalismo
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

As inscrições para o curso gratuito de “Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes – Infância Protegida” estão abertas até o término dos módulos da capacitação, no dia 17 de junho. O curso é oferecido pela Fundação Demócrito Rocha (FDR) por meio do O POVO e possui uma carga horária de 140h/aula divididos em 12 módulos com fascículos online, vídeo aulas e podcasts disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

O curso, que teve sua primeira turma no segundo semestre de 2019 e contou com mais de 47 mil pessoas inscritas, ganhou o prêmio Neide Castanha, sendo reconhecido como uma iniciativa fundamental na garantia dos direitos humanos das crianças e adolescentes e no combate à violência sexual. “Iniciamos com os conceitos para que a rede possa identificar as várias formas de violência sexual e as diferenças para fazer o atendimento individualizado”, explicou Leila Paiva, idealizadora do conteúdo do curso.

Também são pontos centrais desenvolvidos ao longo do curso: os marcos jurídicos de proteção e responsabilização quanto aos crimes; os direitos das vítimas; e o papel dos vários setores no atendimento das crianças e adolescentes. Os 12 módulos do curso serão lançados semanalmente, sendo dois a cada semana a partir de 9 de junho.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dentre os temas que serão abordados na segunda turma do curso estão: “A proteção da vítima e a responsabilização do agressor”, “O papel da família, da sociedade e do Estado na prevenção da violência sexual” e “Fluxo de proteção e responsabilização dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes”.

SERVIÇO:

Inscrições para o curso de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Onde: No site da Fundação Demócrito Rocha, aqui (https://cursos.fdr.org.br/)

Quanto: Gratuito; Modalidade EAD

Quando: Inscrições abertas até a finalização do curso, no dia 17 de julho. Porém as atividades iniciam no dia 9 de junho.

Periodicidade: Semanalmente serão lançados dois versículos. Ao fim do curso será aplicado uma prova que valerá a certificação pela Universidade Estadual do Ceará

Cronograma do curso:

Módulo 1: Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes
Módulo 2: Direito da Criança e Legislação
Módulo 3: Marcos Conceituais
Módulo 4: Expressões da Violência Sexual
Módulo 5: O Que Revelam os Dados?
Módulo 6: Política Pública, Intersetorialidade e Planejamento
Módulo 7: Sistema de Garantia de Direitos
Módulo 8: Serviços de Atenção Especializada
Módulo 9: Proteção e Responsabilização
Módulo 10: Proteção: Papel de Todos
Módulo 11: O Papel da Escola
Módulo 12: Fluxo de Proteção

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar