PUBLICIDADE
Brasil
NOTÍCIA

Técnica de enfermagem personaliza máscara com foto do próprio rosto para ser identificada por pacientes

Segundo a técnica, os pacientes não conseguiam identificá-la dentre os outros profissionais por causa da máscara

19:11 | 17/05/2020
Ídala Tessiana
Ídala Tessiana (Foto: Arquivo Pessoal)

A técnica de enfermagem Ídala Tessiana, de 41 anos, criou uma forma inusitada de ser identificada por pacientes no hospital em que trabalha: ela personalizou a máscara de proteção com o próprio rosto. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Juliana, onde atua no Rio Branco, capital do Acre, não lida com pacientes da Covid-19, porém medidas de prevenção foram tomadas devido à pandemia. As informações são do G1.

Segundo a técnica relatou, os pacientes não conseguiam identificá-la dentre os outros profissionais por causa da máscara. A partir disso surgiu a ideia — e a necessidade — de reinventar o equipamento. "Depois de toda essa obrigatoriedade de óculos, viseira, máscara, via que passava por muitos deles, dava bom dia e ficava naquela dúvida: 'o senhor está me reconhecendo?' Acreditava que, no momento, só por educação eles diziam que sim. Então, fiquei pensando no que poderia ser feito e veio a ideia da máscara", explica.

Uma amiga de Ídala, que já havia feito uma máscara com super-heróis a pedido dela, foi a encarregada de estampar seu rosto no item. Há uma semana, com a aprovação do hospital, ela passou a usar o acessório personalizado.

"A intenção é que eles saibam quem está cuidando deles porque não tem como se desparamentar e veio a ideia. E foi muito bem aceita pela equipe do hospital e foi assim que surgiu a ideia. E o objetivo é que eles soubessem. Não é um crachá de colega para colega, mas o foco é o paciente", diz.

A profissional pensa principalmente na criação de laços com os pacientes, afirmando que, se fosse com ela, gostaria de saber quem está cuidando da sua saúde.

"Foi tudo bem aceito, tanto pelos pacientes, os que estão conscientes, quanto pelos colegas que já querem aderir a ideia também. Foi bem bacana. É impossível não ter um laço de amor, de cuidado, de proximidade e a torcida por cada uma para que saia logo e fica a amizade até depois daqui. Então, o objetivo é aproximar" finaliza.