Participamos do

Dez universidades públicas do RJ pedem adiamento do Enem devido a prejuízos da pandemia

As instituições alegam que não é possível manter o calendário
23:21 | Mai. 08, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Universidades públicas do estado do Rio de Janeiro divulgaram nesta sexta-feira, 8, carta conjunta onde argumentam em prol do adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. As instituições alegam que não é possível manter o calendário devido aos prejuízos causados pela pandemia do novo coronavírus. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, defende a manutenção do exame. Informações são do jornal Extra.

A maior universidade de ensino superior federal do País, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é uma das que subscrevem o manifesto. "Qualquer tentativa de difundir uma sensação de normalidade falseada, como a manutenção do cronograma do Enem 2020, o qual, caso mantido, ampliará as desigualdades de acesso ao ensino superior", ponderam.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A carta é intitulada "O Enem deve ser adiado" e foi assinada por todos os reitores das instituições. As inscrições para o Enem 2020 começam na próxima segunda-feira e seguem até o dia 22 de maio. As provas estão programadas para os dias 1º e 8 de novembro, na versão impressa e 22 e 29 do mesmo mês na versão virtual.

Confira a íntegra da carta

O Enem deve ser adiado

Nós, dirigentes máximos das Instituições Públicas de Ensino no Estado do Rio de Janeiro, engajados em planejar regras seguras de pós-confinamento, protocolos de convivência e de saúde dentro de um cenário de notório descontrole pandêmico e colapso das redes hospitalares que mais nos aproximam de um lockdown nas principais regiões do país, assistimos com perplexidade e desaprovação à decisão de manutenção do calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, conforme publicação do edital n° 25, de 30 de março de 2020, divulgada pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Neste momento o Brasil contabiliza mais de 120 mil casos de contaminação e 8 mil mortos, com a ameaça de novos e futuros ciclos pandêmicos, em virtude dos quais o tempo de isolamento social não pode, hoje, ser seguramente definido.

É crível que esses indicadores se tornarão maiores nas próximas semanas e, com eles, a desigualdade social, já tão evidente em nosso cotidiano.

Os estudantes brasileiros em vulnerabilidade social lutam pela defesa de suas vidas, pelos cuidados com a saúde, pelo cuidado de seus familiares, seguindo as orientações de isolamento social reiteradas pelas autoridades sanitárias nacionais e internacionais. Milhões desses estudantes não têm acesso à tecnologia ou à internet, o que impede ações pedagógicas similares ao cotidiano escolar com aulas presenciais.

Vários países, como China, EUA, França e Inglaterra, adiaram seus exames nacionais para acesso ao ensino superior por acreditarem ser a decisão mais legítima e democrática a ser tomada neste momento pandêmico.

Diante desse contexto, repudiamos qualquer tentativa de difundir uma sensação de normalidade falseada, como a manutenção do cronograma do Enem 2020, o qual, caso mantido, ampliará as desigualdades de acesso ao ensino superior.

Repelimos também a retórica contida na propaganda oficial do governo e difundida por diferentes mídias que foram utilizadas para divulgar o cronograma do Enem.

Finalmente, reiteramos a importância fundamental das universidades públicas, dos institutos federais, dos centros federais de educação tecnológica e do Colégio Pedro II, que, no cumprimento de sua missão social, acadêmica e científica, a despeito das adversidades, se constituem como referência educacional e científica no país, na América Latina e no mundo. É nosso compromisso que nenhum estudante tenha o seu ingresso na universidade prejudicado pela crise da COVID-19.

Assim, solicitamos ao Ministério da Educação que corrija o equívoco cometido ao não adiar o calendário do Enem 2020 e postergue as datas de inscrição e realização das provas, como recomendado, inclusive, pelo Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed).

Antonio Claudio Lucas da Nóbrega (reitor da UFF)

Denise Pires de Carvalho (reitora da UFRJ)

Jefferson Manhães de Azevedo (reitor do IFF)

Marcelo de Sousa Nogueira (diretor-geral do Cefet/RJ)

Maria Cristina de Assis (reitora da Uezo)

Oscar Halac (reitor do Colégio Pedro II)

Rafael Barreto Almada (reitor do IFRJ)

Raúl Ernesto López Palacio (reitor da Uenf)

Ricardo Luiz Berbara (reitor da UFRRJ)

Ricardo Lodi Ribeiro (reitor da Uerj)

Ricardo Silva Cardoso (reitor da Unirio)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar