Participamos do

Cardume gigante de sardinha aparece na Bacia do Pina, no Centro do Recife

É a primeira vez em nove anos que um grupo desse tamanho é avistado na região
19:44 | Abr. 27, 2020
Autor Jornal do Commercio
Foto do autor
Jornal do Commercio Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A aparição de uma mancha escura na Bacia do Pina, área de estuário no Centro do Recife, chamou atenção dos moradores do no bairro de Santo Antônio. Diferentemente do que se pode pensar à primeira vista, não se trata de óleo ou poluição, mas sim de um enorme cardume de sardinha.
De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), é a primeira vez em nove anos que um grupo desse tamanho é avistado na região.

O secretário da pasta, José Bertotti, sugeriu que o aparecimento dos animais deve estar ligado à diminuição da presença do homem e de barcos, neste momento de distanciamento social causado pelo novo coronavírus.

Bertotti explica que esse é um fenômeno que vem se repetindo no mundo inteiro. Agora que a movimentação dos humanos tem reduzido, animais - os animais estão se aproximando das áreas urbanas e da costa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Biólogo e professor da Universidade Estadual de Pernambuco (UPE), Clemente Coelho falou à Semas que o movimento dos peixes, que nadaram por horas perto do calçadão, sugere que eles estavam fugindo de algum predador natural - provavelmente outros peixes como o camurupim e o camurim, que habitam a região.

Do Jornal do Commercio para Rede Nordeste

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar