Participamos do

Governo Federal avalia flexibilizar cumprimento obrigatório de 200 dias letivos

Após editada, a Medida Provisória deve ter validade imediata e ser avaliada posteriormente pelo Congresso; informações são do jornal O Estado de S. Paulo
09:17 | Mar. 31, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Diante da paralisação das atividades de diversas escolas no País, o Governo Federal avalia editar uma Medida Provisória que desobrigue as escolas a cumprirem 200 dias de anos letivos em 2020. A medida visa reduzir os impactos da pandemia nas escolas brasileiras e permite contornar determinações da Lei de Diretrizes e Bases (LDB). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

A LDB estabelece um prazo de 200 dias letivos, no mínimo, distribuídos em dois semestres para as escolas do Brasil - totalizando 800 horas de aulas. Conforme apurado pelo jornal, o texto editado pelo Ministério da Educação manteria a obrigação de 800 horas de aula ao ano, mas abriria margem para que a carga horária seja abatida em um número menor de dias. A ideia é levar as escolas a aumentarem as horas de aulas diárias para correr contra o atraso ocasionado pela pandemia. A pasta ainda não se pronunciou sobre o caso.

A medida valeria para o ensino fundamental e médio de escolas privadas e públicas. Após editar a Medida Provisória, a mudança terá validade imediata e deve ser avaliada posteriormente pelo Congresso. O Ministério da Saúde recomenda, dentre outras orientações, evitar aglomerações para impedir o contato com superfícies contaminadas ou pessoas doentes de Covid-19. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar