Participamos do

Açude Castanhão sobe 0,77 metro e atinge 10.38% da sua capacidade

No último domingo o Castanhão havia subido 0,90 metro
11:00 | Mar. 31, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O açude Castanhão, localizado na cidade de Alto Santo, subiu 0,77 metro desde a segunda-feira, 31. O reservatório responsável por abastecer Fortaleza e Região Metropolitana chegou a 10.38 % da sua capacidade de armazenamento, de acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Com o aporte, o açude alcança volume de 695.18 hm³, e tem um total de 12.34 metros.

No último domingo, o Castanhão havia subido 0,90 metro, crescimento considerado “razoável” pelo diretor de Operações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Bruno Rebouças. Segundo ele, subir metro em 24 horas não é difícil para o Castanhão, “mas há vários anos não tínhamos subidas expressivas assim”, esclarece. Ele lembra que, em anos de quadra chuvosa como a de 2004, o açude enchia mais de metro por dia.

Situação dos reservatórios nesta terça-feira

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dos 155 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o Ceará tem hoje 63 açudes em situação crítica, com menos de 30% da capacidade de armazenamento. Outros 39 estão com nível de água superior a 90% da capacidade.

Além do Castanhão, outros dois principais reservatórios que abastecem o Estado seguem abaixo dos 30% da sua capacidade. São eles o açude Orós, com 15.93 % e o Banabuiú, com 6.96 %.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar