PUBLICIDADE
Brasil
NOTÍCIA

Estudo do Proam expõe vulnerabilidade hídrica em São Paulo

11:53 | 22/03/2020

Os dados de um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam) apontam para níveis preocupantes de vulnerabilidade do quadro hídrico na Região Metropolitana de São Paulo. Trata-se de notícias nada alvissareiras para este domingo, 22 de março, data em que se comemora o Dia Mundial da Água e para a maior região metropolitana do País, com cerca de 22 milhões de habitantes.

No Ceará, Cagece dá dicas de como diminuir o uso da água


O estudo, divulgado hoje pelo Proam, vem sendo realizado desde 2008. Foi atualizado agora em 2020 e disseca os processos históricos de insustentabilidade que vêm colocando em risco a vida atual e futura da metrópole de São Paulo.


O trabalho visa a analisar os determinantes ambientais, sociais e econômicos sob a perspectiva de eficiência e eficácia da governança, pública e privada, em busca de um cenário de sobrevida futura com qualidade.
"Diferentes quesitos, do cenário global ao modelo de gestão, apontam níveis preocupantes de vulnerabilidade, em uma visão transdisciplinar sobre os caminhos e descaminhos da água, as pressões setoriais e os erros e omissões que se consolidaram, ao longo do tempo, no atual cenário de insustentabilidade", afirma Carlos Bocuhy, presidente do Proam.