Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Ministro da Educação erra, de novo, no português em tuíte

Abraham Weintraub, ministro da Educação, errou novamente no português em uma publicação feita em sua conta no Twitter na manhã desta segunda-feira, 17. O gestor fez uso equivocado de um advérbio e conjugou o verbo "estar" de forma igualmente errônea.

"Aonde está a pompa e a liturgia do cargo? Na poltrona 16A...", escreveu o ministro na rede social. A publicação estava acompanhada de uma foto de Weintraub em um avião, onde ele fazia o gesto de silêncio.

"Está" não poderia ser utilizado neste caso porque existem dois sujeitos na oração (pompa e liturgia). Desta forma, a conjugação correta do verbo é "estão", terceira pessoa do plural, no tempo verbal "presente".

Já sobre o advérbio de lugar "aonde", seu uso está atrelado a orações que sugerem movimento. Assim, como o ministro da educação determinou um lugar - a poltrona 16A -, a expressão adequada seria "onde".

Outro caso

Esta não é a primeira vez que Abraham Weintraub cometeu erros no português. Neste ano, o ministro da educação comentou um tuíte do deputado Eduardo Bolsonaro (sem partido) e escreveu "imprecionante" ao invés de impressionante. Ele também já escreveu "suspenção" e "paralização", as escritas corretas são suspensão e paralisação.

Em sua conta oficial no Twitter, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), responsável por realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), noticiou - em janeiro deste ano -, que mais de 2,5 milhões de candidatos já haviam conferido suas notas do vestibular. Na publicação, a entidade fez uso da expressão "vizualizações", entretanto, a escrita correta da palavra é "visualizações".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar