Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Governo brasileiro recebe email falso de Greta com pedido de conversa por telefone com Bolsonaro

Escritório que representa ativista nos Estados Unidos afirma que mensagem é 'fraude do começo ao fim'. As informações são da Folha de S. Paulo
13:15 | Dez. 13, 2019
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um e-mail falso em nome da ativista Greta Thunberg foi enviado ao governo brasileiro. A mensagem chegou à cúpula do Planalto nesta semana. Nele, a jovem teria pedido para conversar por telefone com o presidente Jair Bolsonaro. A informação é da Folha de S. Paulo.

Escritório que representa a ativista negou a mensagem e disse que ela é uma "fraude do começo ao fim". A mensagem foi enviada a partir de um domínio na Rússia.

O email teria a seguinte mensagem:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"O fundo de Greta Thunberg lhe informa que a ativista climática e ambiental de 16 anos, candidata ao prêmio Nobel e eleita a Pessoa do Ano pela revista Time, gostaria de conversar por telefone com Sua Excelência Jair Bolsonaro".

O Fundo Greta Thunberg não existe, no entanto. Advogado do escritório que representa a jovem informou que o email criado para enviar a mensagem tem origem desconhecida e estaria hospedado na Rússia. Ainda no corpo do email, era dito que a ativista planeja vir ao Brasil no próximo ano, como parte de uma grande turnê para debater a crise ambiental no mundo.

A ativista também queria, segundo email, explicar o mal-estar entre ela e Bolsonaro nas últimas semanas.

"Greta gostaria de esclarecer a situação causada pelas últimas declarações publicadas pela imprensa. Talvez as palavras dela tenham sido relatadas pela mídia de maneira errada, mas, seja o que for, ela não queria ofender o povo do Brasil e as autoridades do país, incluindo o presidente Bolsonaro", diz o texto.

Chamada de "pirralha"

O falso email surge em um momento de conflito entre a ativista e o político brasileiro. Na última terça-feira, 10, Greta Thungberg foi chamada de "pirralha" por Bolsonaro, após expressar preocupação com a morte de dois indígenas brasileiros no Maranhão, no último dia 7. 

"Greta disse que os índios morreram porque estavam defendendo a Amazônia. É impressionante que a imprensa dê espaço a uma pirralha como ela", disse o presidente, atualmente sem partido. A ativista sueca chegou a mudar a descrição do seu perfil no Twitter para "pirralha", após ter sido criticada.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar