Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Polícia Federal deflagra operação para esclarecer atos irregulares durante o Enem em Fortaleza

A operção Thoth foi deflagrada na manhã deste sábado, 9. PF segue com investigação
11:21 | Nov. 09, 2019
Autor Gabrielle Zaranza
Foto do autor
Gabrielle Zaranza Estagiária de Agenda Cultural do Vida&Arte
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Polícia Federal deflagrou na manhã deste sábado, 9, em Fortaleza, a Operação Thoth, que visa recolher provas que esclareçam os atos irregulares cometidos durante a aplicação de provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no último domingo, 3.

De acordo com a PF, em nota, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 12ª Vara Federal de Fortaleza, nas casas de duas aplicadoras dos exames suspeitas. Durante as buscas, foram apreendidos os celulares das aplicadoras que serão submetidos à perícia. As investigações continuam para apurar todas as circunstâncias dos fatos.

As duas suspeitas poderão ser indiciadas pelo crime de fraude em certames de interesse público, Art. 311-A, III do Código Penal Brasileiro e, caso condenadas, estarão sujeitas a penas que podem chegar a mais de cinco anos de reclusão, além de multa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A PF segue investigando, com o apoio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) outros casos relatados no Rio de Janeiro e na Bahia.

Thoth é deus egípcio da escrita e da sabedoria. Os egípcios acreditavam que ele criara os Hieróglifos (caracteres utilizados para a escrita no Egito antigo). Thoth era também conhecedor da matemática, astronomia, magia e representava todos os conhecimentos científicos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar