Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Coluna - Descanso é tão importante quanto treino

20:41 | Out. 21, 2019
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Falta menos de um ano para os Jogos Paralímpicos, e o sonho de chegar até Tóquio faz atletas chegarem ao limite. Vários torneios que somam pontos e que valem vagas diretas para o evento estão em andamento. É um momento que exige muito preparo físico e mental dos competidores.

Só que treinar muito não significa necessariamente treinar bem. Há um grande número de atletas que sofrem com overtraining. O cansaço não é causado apenas por uma noite ruim de sono, mas também é influenciado pela ausência de atividades corriqueiras como dar um passeio no parque, ouvir música, ler, estudar e ir ao shopping. Isso pode afetar o rendimento de maneira significativa.

Muitos paratletas relatam que o esporte foi um gatilho para acabar com a depressão causada pela limitação física resultante de um acidente ou mesmo de uma enfermidade congênita. Só que prática esportiva de maneira excessiva também pode levar ao overtraining. A alta exigência de resultados e treinos com orientação incorreta transformam o que era “remédio” em “veneno” simplesmente pelo erro na dose. Atletas passam a treinar cada vez mais e os resultados param de aparecer. O erro de diagnóstico faz com que a dose do "veneno" seja aumentada. Com o argumento da "falta de raça" e da "falta de vontade", o atleta que precisa descansar tem sua carga de treinos aumentada.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Não há uma fórmula mágica. Porém, os melhores caminhos passam por uma avaliação com profissionais de diferentes áreas (como psicólogos, fisiologistas e treinadores) que consigam compreender a rotina do competidor e buscar o equilíbrio. O trabalho é importante e exige foco, mas não pode ser exclusivista. Aliás, realizar outro tipo de atividade, bem dosada, só tende a ajudar.

Não falo aqui em abandonar treinos, ou abrir mão de competições para atividades particulares. O esporte em alto nível exige sacrifícios e há momentos que exige uma atenção especial. Mas é preciso ter espaço e tempo para descanso. É preciso lembrar: antes de ser atleta temos um sujeito com seus gostos, dores, desejos e amores.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar