Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Coluna - A dor e a delícia de cobrir um dia de competições

15:56 | Out. 21, 2019
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Quem assiste às reportagens pela televisão ou acompanha os textos na internet talvez não faça ideia, mas antes de apertar o botão de publicar ou colocar algum conteúdo no ar, muitos erros e dúvidas acontecem. Cobrir uma competição com tantas modalidades diferentes, ainda mais em um país com barreiras de linguagem evidentes, e um desafio por si só. O primeiro dia na ginástica artística foi um exemplo disso.

A primeira etapa foi compreender o que de fato estava em jogo e como seriam disputadas as provas do chamado all-around. A prova era por equipes ou individual? A resposta só veio ao chegar ao Estádio de Ginástica. Qualificatória por equipes, final no individual geral. Aí surgiu outra dúvida: por que Arthur Nory, campeão mundial na barra fixa na semana passada, não estava relacionado? Nory ficou o tempo todo acompanhando a prova com um uniforme de delegação, não de competição. E não apenas isso, ele deu todo o suporte moral e técnico para os atletas. Isso porque a ginástica não levou um técnico para Wuhan. Nory, com dores no ombro após a conquista em Stuttgart, na Alemanha, acabou sendo poupado dos Jogos Mundiais e "deslocado" para outra função.

Na prova desta segunda-feira, os ginastas se apresentavam nos seis aparelhos (ou não). Alguns estavam apenas em alguns aparelhos, colaborando para o resultado por equipes. Foi o caso de Arthur Zanetti nas argolas. Eles eram agrupados por país e estavam unidos na qualificatória por equipes, mas separados no individual geral. Os brasileiros abriram a série, e Caio Souza foi o mais bem classificado entre nossos cinco representantes. Restou esperar pelas apresentações dos chineses, os favoritos. No final, o placar mostrava que as três melhores notas no geral eram deles. Caio veio em quarto, 0,33 ponto atrás do terceiro. Uma pena. Mas então surge o ginasta brasileiro no pódio, em terceiro lugar! O que aconteceu? Lá vamos nós procurar saber.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Acontece que na ginástica as finais não podem ter mais do que dois representantes de cada país. Pelas circunstâncias, a final individual geral dos Jogos Mundiais Militares teve, mas somente dois poderiam subir ao pódio. Caio acabou sendo beneficiado e subindo um degrau, garantindo o bronze para o Brasil. Não é comum admitir que não sabemos algo, mas é parte do processo e do charme da profissão. Sempre aprender. Um processo em tempo real, muitas vezes acelerado, um aprendizado imediato para ser transformado em informação confiável. Nem sempre é possível esperar a tradução do chinês para o inglês e daí para o português, por mais solícitos que sejam os voluntários. Talvez nada disso transpareça no conteúdo que de fato chega ao leitor/espectador. E, se realmente não transparecer, é sinal de que, por mais tensa que tenha sido a jornada, valeu a pena.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar