Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Conheça os esportes dos Jogos Mundiais Militares

20:10 | Out. 17, 2019
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Na próxima sexta (18) acontece a abertura oficial da sétima edição dos Jogos Mundiais Militares. Neste evento, realizado na cidade chinesa de Wuhan, o Brasil enviará cerca de 350 atletas que estarão envolvidos na disputa de 29 modalidades, sendo cinco delas tipicamente militares.

Quem acompanha eventos como Jogos Olímpicos ou Pan-americanos se sentirá em casa vendo disputas de modalidades “civis”, como boxe, futebol, judô, saltos ornamentais, vôlei e natação.

E o conforto será ainda maior ao acompanhar a atuação de atletas olímpicos renomados como os ginastas Arthur Nory e Arthur Zanetti, a judoca Rafaela Silva, a maratonista aquática Ana Marcela Cunha e os nadadores Fernando Scheffer e Etiene Medeiros.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Porém, os Jogos Militares têm suas particularidades. Uma delas está justamente no seu programa, que conta com cinco modalidades tipicamente militares que podem causar algum estranhamento inicial, mas que prometem disputas emocionantes para o público. Elas são: pentatlo naval, pentatlo militar, pentatlo aeronáutico, orientação e paraquedismo.

Pentatlo naval

Esta modalidade tem o objetivo de reunir atividades realizadas por um militar da Marinha. Para isto, o pentatlo naval conta com provas de pista de obstáculos, natação utilitária, natação de salvamento, habilidade naval e cross-country anfíbio.

Assista matéria sobre o Pentatlo Naval no Stadium:

Pentatlo militar

O pentatlo militar reúne desafios que têm a intenção de testar força, técnica, resistência e disciplina dos atletas. Para isto são realizados, no intervalo de cinco a seis dias, provas de tiro, pista de obstáculos, natação utilitária, arremesso de granadas e corrida através campo.

Pentatlo aeronáutico

Esta modalidade de pentatlo tem provas que permite que sejam testados os atributos físicos e psicológicos de um piloto militar. Assim, o programa do pentatlo aeronáutico é dividido em dois tipos de provas, a aérea e as esportivas (tiro com pistola de ar, natação utilitária, esgrima, ball contest, pista de obstáculos e corrida de orientação).

Assista matéria sobre o Pentatlo Aeronáutico no Stadium:

Orientação

Na prova de orientação o atleta tem como objetivo cumprir um percurso no menor espaço de tempo possível tendo o auxílio de um mapa e de uma bússola. A disputa é realizada em terrenos acidentados e que contam com pontos de controle pelos quais os competidores devem passar obrigatoriamente.

Para disputar esta modalidade o atleta deve ter habilidades como concentração sob tensão e tomada rápida de decisões.

Paraquedismo

A quinta modalidade tipicamente militar do programa dos Jogos Mundiais Militares é o paraquedismo. Ela é dividida em duas provas, a de precisão e a de formação em queda livre. Na primeira o atleta salta a 3.600 pés de altitude e tem como meta acertar um alvo de apenas 2 cm de diâmetro.

Na prova de formação em queda livre a criatividade é elemento fundamental, pois, no decorrer do salto e durante 35 segundos, os competidores devem executar o maior número possível de figuras.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar