Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Reportagem do Fantástico sobre formato da Terra repercute na web: "Soco nos terraplanistas"

Programa trouxe reportagem sobre a primeira volta ao mundo de caravela, há 500 anos, que demorou três anos para ser completa. Na Internet, usuários reagiram. Discussão entre os chamados globalistas e terraplanistas é recorrente nas redes sociais
00:00 | Set. 16, 2019
Autor Gabriela Feitosa
Foto do autor
Gabriela Feitosa Estagiária do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

"Custo a acreditar que há 500 anos pessoas deram as suas vidas para comprovar uma teoria e hoje ainda há gente que gaste seu tempo com isso". "O Fantástico fazendo matéria sobre terra plana x terra redonda em pleno 2019. O soco nos terraplanistas". Esses são um dos comentários que na noite do último domingo, 15, lotaram as redes sociais, principalmente o Twitter, após o Fantástico (Rede Globo), exibir uma reportagem sobre a primeira volta ao mundo de caravela, há 500 anos. A matéria comprovava tema que voltou a ser debate: a Terra é redonda. 

O programa ouviu tanto os terraplanistas, nome dado a quem defende que a Terra é plana, quanto astrônomos e outros pesquisadores. Um deles, Marcos Pontes, ministro da Ciência e Tecnologia, e único brasileiro a a ir para o espaço, garantiu que não há nada plano. "Eu te garanto que não é plano. É praticamente uma esfera e eu vi". 

Além de falar sobre a primeira expedição, em setembro de 1519, liderada por Fernão de Magalhães, em que cinco caravelas espanholas contornaram o planeta, levando quase três anos para isso, o programa também mostrou outras comprovações de que a terra é redonda, como testemunhos de astrônomos que já viram o planeta. Estudos do filósofo Aristóteles também foram utilizados. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ainda assim, defensores de que a terra é plana argumentaram ao programa que a crença de que a terra é redonda é uma "fraude" e que a terra é, na verdade, plana como um prato. "Terra esférica seria uma fraude. Não sabemos realmente a intenção de todas as pessoas [que defendem que ela seja redonda]", disse Jean Martins para o Fantástico. 

A Internet adorou o debate. No Twitter, rede social que já foi palco de diversas discussões do gênero, alguns usuários disseram que a reportagem era um "soco nos terraplanistas". Muitos lamentaram o fato de, em pleno, 2019, o tema ainda ser discutido. "Galera acredita que uma mulher nasceu da costela de um homem mas não consegue acreditar que a terra é redonda, qual o problema?", ironizou uma usuária. 

Confira abaixo alguns cometários sobre a discussão:


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar