PUBLICIDADE
Brasil
NOTÍCIA

SP lança parceria público privada para abertura de espaço de inovação

15:52 | 31/07/2019

O governo do estado de São Paulo vai abrir o campus do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para as empresas instalarem seus próprios centros de inovação ou participarem dos Hubs, com o envolvimento de startups, clientes fornecedores , universidades, centros de pesquisa, investidores, pesquisadores e órgãos de governo em um mesmo ambiente. O projeto denominado IPT Open Experience foi lançado hoje (31) com a meta de gerar novos produtos e soluções inovadoras por meio da parceria público privada. 

Podem participar empresas de todos os portes e setores econômicos que necessitem de soluções com alta intensidade tecnológica. Essa é a primeira fase do projeto Centro Internacional de Tecnologia e Inovação (CITI) e vai funcionar com centros de P&D, onde as empresas poderão criar centros de pesquisa aplicada próprios e Hubs de inovação, ambiente criado para solucionar desafios tecnológicos. 

"O IPT Open é exatamente a valorização de uma instituição que tem 120 anos mas cada vez mais moderna mais nova e mais transformadora. Queremos que São Paulo tenha o padrão internacional, porque temos que pensar que nossos competidores estão fora do Brasil. São Paulo tem que estar inserido no contexto da disputa internacional. Nós queremos evoluir na tecnologia e atrair o setor privado com confiabilidade, boas propostas, transparência", disse o governador João Doria durante a cerimônia de lançamento.

Na oportunidade, Doria assinou ainda uma parceria entre o IPT, o Fórum Econômico Mundial e a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia e com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para iniciar em agosto a implementação de um projeto-piloto para a adoção de tecnologias da quarta revolução industrial em pequenas e médias empresas para aumento de produtividade.

O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, disse que o governo federal está apoiando o IPT Open de várias maneiras, principalmente dando todo o estímulo à diversidade. Segundo ele, os grandes centros de inovação de São Paulo sempre foram grandes centros de diversidade de culturas, pessoas e centros comerciais.

“Essa mistura do diferente que potencializa a inovação e trazer centros de pesquisa e desenvolvimento de grandes empresas para um centro como esse que é referência em pesquisas tecnológica vai gerar uma nova explosão de inovação para São Paulo e para o Brasil ", disse o secretário.

 

Agência Brasil