Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Jair Bolsonaro teve celulares hackeados, informa Ministério da Justiça

Segundo a pasta, os ataques teriam vindo do grupo preso na última terça feira, 23.
09:57 | Jul. 25, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada nesta quinta-feira, 25, às 12h15min

A Polícia Federal informou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública que celulares utilizados por Jair Bolsonaro foram alvos da ação de hackers. Segundo a pasta, os ataques teriam vindo do grupo preso na última terça feira, 23.

Por meio de nota publicada na manhã desta quinta-feira, 25, o Ministério informou que Bolsonaro foi "devidamente comunicado" sobre o fato por uma "questão de segurança nacional". A comunicado não informa, entretanto, se os suspeitos conseguiram obter alguma informação dos aparelhos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No Twitter, o presidente cobrou punição aos hackers: "Que sejam duramente punidos! O Brasil não é mais terra sem lei". Bolsonaro apontou na publicação que "jamais" tratou "temas sensíveis ou de segurança nacional via celular".

Confira a nota do Ministério na íntegra:

"O Ministério da Justiça e Segurança Pública foi, por questão de segurança nacional, informado pela Polícia Federal de que aparelhos celulares utilizados pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, foram alvos de ataques pelo grupo de hackers preso na última terça feira (23). Por questão de segurança nacional, o fato foi devidamente comunicado ao Presidente da República."

Spoofing

Na operação de terça-feira, a Polícia Federal prendeu quatro pessoas suspeitas de invadir celulares de autoridades. Foram presos:

- Gustavo Henrique Elias Santos: era DJ e já foi preso por receptação e falsificação de documentos; foi detido pela PF em São Paulo.

- Suelen Priscila de Oliveira: mulher de Gustavo, não tinha passagem pela polícia; foi presa junto com o marido em São Paulo.

- Walter Delgatti Neto: conhecido como Vermelho, já foi preso por falsidade ideológica e por tráfico de drogas; foi preso em Ribeirão Preto, no interior paulista.

- Danilo Cristiano Marques: foi detido em Araraquara, também no interior paulista, e já teve condenação por roubo.

A PF estima que cerca de 1 mil pessoas foram alvo dos supostos hackers. De acordo com a polícia, foi encontrado com um dos detidos uma conta do ministro da Economia, Paulo Guedes, no aplicativo de mensagens Telegram.

O episódio dessa quarta-feira, 24, do Recorte, podcast analítico do O POVO, recebeu o editor de política do O POVO, Guálter George, e o repórter de Política do O POVO, Henrique Araújo para debater prisão dos suspeitos de invadir celulares de Sergio Moro e outras autoridades.

Listen to "#116 - PF vs hackers: as investigações sobre a invasão ao celular do Moro" on Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar