Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Equipes do Disque 100 e Ligue 180 serão treinadas pela ABP

11:36 | Jul. 05, 2019
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos fechou acordo para que os prestadores de serviços do Disque 100 (Disque Direitos Humanos) e Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) recebam capacitação para atendimentos relacionados a suicídio e automutilação.

A parceria assinada com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) tem vigência de 12 meses, prevê o sigilo das informações e a definição de fluxo de encaminhamento das denúncias. O acordo não envolve recursos financeiros.

A ministra Damares Alves ressaltou que a parceria tem o objetivo de garantir treinamentos gratuitos – a serem realizados pela ABP – para os atendentes que atuam vinculados à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, do MMFDH. “A importância é termos um canal aberto, preparado, para falar com a pessoa que está em sofrimento. Não é só ouvir, é saber o que dizer. Então o treinamento vem para ensinar os nossos atendentes o que dizer”, completou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O diretor da Associação Brasileira de Psiquiatria e presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina, Antônio Geraldo da Silva, destacou que, em primeiro lugar, a ideia é fazer um mapeamento das pessoas que estão no Disque 100 e no Ligue 180. “Após isso, nós vamos dividir o grupo conforme a formação, para poder dar uma formação diferenciada para cada um. E depois, também dar supervisão para essas pessoas”, disse.

O representante da Associação acrescentou, ainda, que é essencial garantir apoio psicológico para os atendentes dos canais de denúncia. “Se a pessoa tem algum problema, se a pessoa está se sentindo bem ou não em trabalhar naquele lugar, ela vai ter, então, um psiquiatra, um psicólogo, para que possa ir e que possa manter também o seu cuidado. Nós vamos cuidar do cuidador, de quem vai cuidar das outras pessoas”, finalizou.

* Com informações do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar