PUBLICIDADE
Brasil
NOTÍCIA

No Rio, Virada Sustentável abre inscrições para projetos sociais

17:59 | 02/07/2019

Estão abertas até 28 de junho as inscrições para a 3ª edição da Virada Sustentável Rio de Janeiro 2019, que irá ocorrer entre os dias 18 a 20 de outubro.. O evento será realizado em diferentes locais da cidade e a programação é gratuita.

Os interessados podem se inscrever no site do movimento, com projetos artísticos, sociais e culturais projetos relacionados à sustentabilidade que necessitem de financiamento e, ainda, os e autossuficientes, que precisam apenas de espaço. Os projetos e atividades de instituições que já efetuam ações em prol da sustentabilidade serão incluídos na programação.

Responsável pela organização do festival, Renato Saraiva disse hoje (2) à Agência Brasil que os projetos são divididos em arte e cultura; ação e conhecimento, debates, rodas de conversa; saúde e bem-estar, com ioga, meditação.

Expansão

No ano passado, o Virada Sustentável foi realizado em 150 locais no Rio de Janeiro. O objetivo é incentivar projetos que já falam de sustentabilidade. "Entendemos como um guarda-chuva de diretrizes que a Organização das Nações Unidas (ONU) define como objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). A intenção é mesmo colocar luz em projetos que já buscam os objetivos de desenvolvimento sustentável", informou Saraiva.

Como o evento depende das inscrições para montar a programação, Renato Saraiva estimou que apenas em setembro ela poderá ser divulgada ao público. Ele acredita que mais de 100 locais vão sediar o Virada neste ano, no Rio".

No mesmo site do edital, ao clicar na opção Quero apoiar a Virada! são aceitas manifestações para cessão de espaços, para exercício de voluntariado, divulgação ou patrocínio.

Plataforma

Segundo o organizador, a Virada não é só um festival, mas uma plataforma para projetos e atividades que já existem na cidade. "É como se formássemos um mapa das ações em prol da sustentabilidade. Não se trata só de ecologia, de meio ambiente". Há temas de importância como direitos humanos, cultura de paz, igualdade de gênero e racial e assuntos reacionados à preservação da natureza, como águas, florestas.

O primeiro festival Virada Sustentável deste ano foi realizado em abril, em Porto Alegre. Neste mês de julho, ocorrerá em Manaus; em agosto, em São Paulo; em outubro, no Rio de Janeiro; em novembro, em Fortaleza (CE); e  em dezembro, em Salvador (BA). "Cada projeto é autônomo", disse Saraiva.

Agência Brasil