Só 42% das classes D e E estão conectadas à Internet, aponta Ipea
Conforme a pesquisa, o acesso à rede ainda está longe de ser disponível para toda a população brasileira. Enquanto mais de 90% das pessoas nas classes A e B utilizam a internet, apenas 42%, que são das classes D e E, estão conectadas.. Homens e pessoas que possuem renda mais alta estão entre os usuários mais assíduosO uso da Internet está se tornando mais popular no Brasil. De acordo com dados do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) e divulgado nesta semana pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), revelou que 61% das residências possuíam acesso à rede em 2017, num total de 120 milhões de usuários acima dos 10 anos – o que equivale a cerca de 67% dos brasileiros.
A pesquisa fez um levantamento sobre se os brasileiros estão desconectados ou assíduos na Internet, diferença no acesso feito em comparação por classe, local de moradia (urbano ou rural), idade e gênero.
Conforme a pesquisa, o acesso à rede ainda está longe de ser disponível para toda a população brasileira. Enquanto mais de 90% das pessoas nas classes A e B utilizam a internet, apenas 42%, que são das classes D e E, estão conectadas.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineOutra diferença também notável é entre a área urbana e rural. Nesse caso, mais de 70% dos habitantes que vivem em cidades estão conectados à Internet. Já entre os moradores do campo, 44% têm acesso à rede.
Os jovens e adultos entre 10 e 34 anos são os que possuem a maior presença no ambiente virtual. Do total de leitores de jornais online, 58,5% dos internautas estão nessa faixa etária. Já os usuários que possuem 60 anos ou mais, representam 5,3%.
Questionado sobre a principal atividade realizada na internet, 76% acessam jogos online e têm entre 10 e 34 anos, divididos em: 27,6% (de 10 a 15 anos), 28,2% (16 a 24 anos) e 20,2% (25 a 34 anos).
Entre os hábitos dos públicos masculino e feminino, de acordo com o levantamento, o uso da Internet para a leitura de jornais ou escutar música é maior entre os homens (51,3%) do que entre as mulheres (48,7%). Além disso, a presença masculina é maior em jogos online e baixar conteúdo de games e filmes, sendo de 60%.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente