Participamos do

Curso online para identificar imagens falsas será realizado neste sábado, 11

Iniciativa tem o apoio do O POVO e da Fundação Demócrito Rocha
14:08 | Mai. 06, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

É difícil distinguir o que é verdade ou mentira em meio ao material que recebemos diariamente na palma das mãos, em celulares, ou na tela de um computador. Para reduzir essa dúvida, a Agência Lupa, em parceria com O POVO e Fundação Demócrito Rocha, oferta curso online voltado à checagem de imagens. A formação será neste sábado, 11. O responsável pelo módulo é o professor Raphael Kapa.

Raphael destaca que o participante não precisa ser um gênio da informática para conseguir identificar uma imagem duvidosa nem ser ligado ao jornalismo. “O maior desafio não é identificar, isso é fácil e rápido. Além de ter vários instrumentos online para isso. A grande questão é disseminar na mesma proporção a imagem verdadeira como foi a falsa”, destaca.

O Lupa Educação é um projeto com vários modalidades de cursos. O que ocorre neste sábado é parte de uma oficina, que oferta ensino para verificar outros materiais, como texto e vídeo. De acordo com Raphael Kapa, hoje em dia, a imagem está sendo mais disseminada do que grandes textos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Curso de checagem

A expectativa é de que, após o treinamento, seja possível perceber como checar uma foto ou imagem usando um smartphone.

A aula será online, das 10 horas ao meio-dia, e as inscrições podem ser efetuadas por meio da página bit.ly/como_checar. O valor total do investimento é de R$ 110 com possibilidade de parcelamento em até 12 vezes.

O curso online também pode ser realizado por alunos estrangeiros residentes fora do Brasil. O treinamento será ministrado por meio de grupo fechado no Facebook (live).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags