Participamos do

Veto a vocabulário LGBT em publicidade, morte de chefe do tráfico de Itapipoca e elogio de Olavo de Carvalho a Ciro são destaques

Confira algumas das matérias mais lidas na semana do O POVO Online
19:23 | Mai. 05, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Presidente Jair Bolsonaro (PSL) anunciou proibição de palavras como "lacrou" e outras consideradas parte do dicionário LGBT de serem veiculadas em qualquer tipo de publicidade ou divulgação de estatais.

Morte de Francisco Talvane Teixeira, de 45 anos, na última sexta-feira, 26, apontado como o chefe do tráfico de Itapipoca causou comoção entre os moradores da cidade, que lotaram o cortejo do corpo do homem até o cemitério.

Guru de Bolsonaro, Olavo de Carvalho utilizou seu perfil no Facebook no último sábado, 27, para proferir elogios a Ciro Gomes. Na publicação, ele afirma que o ex-ministro "nunca foi bom em planejar sua própria carreira política, mas às vezes faz análises muito acertadas".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Confira o que foi destaque no O POVO Online na semana (26/4 a 02/5)

Bolsonaro proíbe "lacrou" e outras palavras do dicionário LGBT em publicidade de estatais (26/4)

Publicação foi feita no perfil oficial do Twitter do presidente.
Publicação foi feita no perfil oficial do Twitter do presidente. (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro determinou, em reunião com o Banco do Brasil e agências de publicidade, que palavras como "lacrou" e outras consideradas do dicionário LGBT estão proibidas de serem veiculadas em qualquer tipo de publicidade ou divulgação de estatais.

De acordo com informações divulgadas pelo portal da Veja, a determinação vale para todas as empresas públicas. O anúncio acontece após o presidente afirmar, em café com jornalistas nessa quinta-feira, que o Brasil não pode ser "paraíso do mundo gay".

Guru de Bolsonaro, Olavo de Carvalho elogia Ciro Gomes em rede social (28/4)

Olavo de Carvalho escreveu no sábado, 27 de abril, em seu perfil no Facebook que Ciro Gomes "nunca foi bom em planejar sua própria carreira política, mas às vezes faz análises muito acertadas". O guru de parte da direita se referia a uma declaração que Gomes teria dado afirmando que o vice-presidente Hamilton Mourão "estava de conchavo com os petistas" para tomar o cargo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Em novo post, logo depois, Olavo ainda ironizou: "Este mundo é mesmo injusto. O Mourão nem mandou um beijinho para o Ciro". Uma referência ao beijinho que Mourão mandou para Olavo quando o vice-presidente foi questionado por jornalistas acerca das críticas do escritor.

Governo do Ceará decreta situação de emergência em 26 municípios por causa de seca (29/4)

Apesar de chuvas acima da média registradas em algumas regiões do Ceará neste ano, municípios ainda apresentam dificuldades no abastecimento de água potável para população rural
Apesar de chuvas acima da média registradas em algumas regiões do Ceará neste ano, municípios ainda apresentam dificuldades no abastecimento de água potável para população rural (Foto: Fco Fontenele/O POVO)

O Governo do Estado declarou na sexta-feira, 26, “situação anormal”, caracterizada como situação de emergência, de 26 municípios. Mesmo com quadra chuvosa considerada como uma das melhores dos últimos anos, áreas rurais cearenses ainda apresentam dificuldades no abastecimento de água potável para a população.

Para amenizar tal condição, a Defesa Civil diz esperar pela continuidade das operações de carro-pipa tanto em âmbito estadual quanto em âmbito federal.

Reforma da Previdência prevê benefício do PIS/Pasep apenas para quem recebe até um salário mínimo (30/4)

Foto: Divulgação/Caixa
Foto: Divulgação/Caixa (Foto: Foto: Divulgação/Caixa)

Uma das alterações propostas pela Reforma da Previdência do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) busca alterar uma das regras do pagamento do abono salarial PIS/Pasep. Atualmente, o benefício anual é pago para quem recebe remuneração mensal média de até dois salários mínimos. O novo texto limita o teto para até um salário mínimo, tirando o beneficio de quem recebeu mais do que isso durante o ano-base do cálculo.

Segundo o jornal O Globo, a mudança afetará 23,4 milhões de trabalhadores, o que representa 91,5% dos beneficiários que ganham entre 1,5 e 2 salários mínimos.

Morte do chefe do tráfico de Itapipoca comove cidade e moradores lotam cortejo (01/5)

Cortejo seguiu pela cidade de Itapipoca
Cortejo seguiu pela cidade de Itapipoca (Foto: Foto: reprodução/ WhatsApp )

Francisco Talvane Teixeira, de 45 anos, estava em um restaurante na Cidade 2000, em Fortaleza, na última sexta-feira, 26, quando foi surpreendido e morto a tiros. A morte do homem, que é considerado o chefe do tráfico de Itapipoca, comoveu moradores da Cidade, que lotaram o cortejo até o cemitério.

Com camisas de cor branca estampadas com a fotografia de Talvane, os moradores seguiram pela Cidade acompanhadas por centenas de pessoas a cavalo. Outra parte do cortejo era de motociclistas e seguiu até a igreja de Itapipoca. Moradores ainda lamentaram a morte do homem nas redes sociais e demonstraram luto.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags