Participamos do

Protestos marcam o 1º de Maio ao redor do mundo; em Fortaleza, ato ocorre na Praia de Iracema

Ato na Beira Mar começou às 15 horas e deve seguir até a Praia de Iracema, onde estão previstas apresentações culturais
16:37 | Mai. 01, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Manifestantes saíram às ruas ao longo desta quarta-feira, 1º, Dia do Trabalho, em várias capitais mundiais. Eles protestaram principalmente por mais direitos trabalhistas.

Em Fortaleza, o ato começou às 15 horas na Beira Mar e deve seguir em caminhada até a Praia de Iracema. A previsão é de que no início da noite haja apresentações culturais no Espaço Cultural Belchior. A intenção é "denunciar os prejuízos que a Reforma da Previdência trará à classe trabalhadora", segundo os organizadores.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Mundo

Houve movimentos de insatisfação popular registrados em países como Grécia, França, Rússia, Espanha, Indonésia e Hong Kong. Forças de segurança dos respectivos países foram chamadas para conter a população.

A França teve os protestos com clima mais tenso. Houve grupos espalhados por pelo menos três pontos: na Praça da República, na Praça da Itália e no bairro de Montparnasse. Barricadas foram montadas e policiais usaram gás lacrimogênio para dispersar os manifestantes, que revidaram com pedras e outros objetos. 

No país europeu, os protestos estão mais frequentes nos últimos meses, desde que os "coletes amarelos" saíram as ruas. O grupo inicialmente reclamava do aumento dos impostos sobre o combustível. Contudo, atualmente, reclamam sobre as tributações em todos os setores e a perda do poder de compra da população. 

Brasil

Em São Paulo, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Força Sindical se uniram em um único ato no Vale do Anhangabaú, na capital. As duas entidades sindicais busca fortalecer as instituições de representação dos trabalhadores.

Atos ocorreram também em Contagem, Minas Gerais, onde vítimas de barragens rompidas no estado foram homenageados. 

Confira algumas imagens de atos pelo mundo: 

Protestos na Itália também foram reprimidos
Protestos na Itália também foram reprimidos (Foto: Marco Bertorello/AFP)

Protestos em Paris foram reprimidos
Protestos em Paris foram reprimidos (Foto: Martin Bureau/AFP)

Protestos em Paris foram reprimidos
Protestos em Paris foram reprimidos (Foto: Zakaria Abdelkafi/AFP)

Protestos em Paris foram reprimidos
Protestos em Paris foram reprimidos (Foto: Zakaria Abdelkafi/AFP)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags