Participamos do

Aumenta o rigor no controle de bagagens de mão nos aeroportos; saiba as medidas permitidas

Fiscalização chega a Fortaleza no dia 17. Controle do tamanho da bagagem será intensificado
10:55 | Abr. 09, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.

Ao todo, 15 aeroportos brasileiros participam da iniciativa e foram divididos em três grupos com início do controle entre os dias 10 e 24 de abril. Em cada aeroporto haverá um período de duas semanas de caráter estritamente educativo, informando os passageiros sobre as medidas das bagagens de mão. A partir de maio, as malas fora do padrão precisarão ser despachadas nos check-ins das companhias aéreas, estando sujeitos a cobranças de acordo com o tipo de franquia contratado para a viagem. "O objetivo desta ação é agilizar o fluxo dos clientes nas áreas de embarque, evitando atrasos e trazendo maior conforto para todos os passageiros", afirmou a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), em nota pública. A fiscalização será feita antes de o passageiro entrar na área de raio-x para o embarque. A Abear deverá usar uma caixa que servirá como gabarito para identificar se as malas estão dentro dos padrões.

Uma publicação compartilhada por O POVO Online (@opovoonline) em

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As companhias aéreas brasileiras aumentam o rigor no controle de bagagens de mão a partir desta quarta-feira, 10. Os primeiros aeroportos com a fiscalização intensificada serão os de Brasília; Afonso Pena, na região Metropolitana de Curitiba; Natal e Viracopos, em Campinas. Nos próximos dias, serão incluídos outros.

Em Fortaleza, o controle começa a valer no dia 17 deste mês.

Saiba as medidas permitidas para a bagagem de mão:

Medidas das bagagens de mão permitidas
Medidas das bagagens de mão permitidas (Foto: Reprodução/Abear)

Ao todo, 15 aeroportos brasileiros participam da iniciativa e foram divididos em três grupos com início do controle entre os dias 10 e 24 de abril. Em cada aeroporto haverá um período de duas semanas de caráter estritamente educativo, informando os passageiros sobre as medidas das bagagens de mão. A partir de maio, as malas fora do padrão precisarão ser despachadas nos check-ins das companhias aéreas, estando sujeitos a cobranças de acordo com o tipo de franquia contratado para a viagem.

"O objetivo desta ação é agilizar o fluxo dos clientes nas áreas de embarque, evitando atrasos e trazendo maior conforto para todos os passageiros", afirmou a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), em nota pública.

A fiscalização será feita antes de o passageiro entrar na área de raio-x para o embarque. A Abear deverá usar uma caixa que servirá como gabarito para identificar se as malas estão dentro dos padrões.

De acordo com a Abear, as medidas da bagagem de mão (55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade) seguem os padrões da Associação Internacional de Transporte Aéreo, "para melhor acomodação, conforto e segurança".

Passageiros devem ficar atentos: as dimensões incluem toda a bagagem, das alças às rodinhas - e não somente o corpo das malas. Também é preciso respeitar o peso máximo de dez quilos, mas não foi mencionado que as malas serão pesadas nesse momento. 

Muitas companhias permitem também que o viajante leve gratuitamente uma bagagem pessoal, que pode ser uma bolsa ou sacola pequena, uma pasta de trabalho ou uma mochila para notebook. O tamanho máximo é de 45 centímetros de largura, 20 centímetros de profundidade e 35 centímetros de altura. Esse item pessoal deve ser guardado embaixo do assento do passageiro.

Confira o calendário de início das fiscalizações:

10 DE ABRIL

  • Juscelino Kubitschek (Brasília/DF)
  • Afonso Pena (São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba/PR)
  • Viracopos (Campinas/SP)
  • Aluízio Alves (São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal/RN)

17 DE ABRIL

  • Confins – Tancredo Neves (região metropolitana de Belo Horizonte/MG)
  • Pinto Martins (Fortaleza/CE)
  • Guararapes – Gilberto Freyre (Recife/PE)
  • Luís Eduardo Magalhães (Salvador/BA)
  • Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro (Belém/PA)

24 DE ABRIL

  • Santa Genoveva (Goiânia/GO)
  • Salgado Filho (Porto Alegre/RS)
  • Congonhas (São Paulo/SP)
  • Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos/SP)
  • Galeão – Tom Jobim (Rio de Janeiro/RJ)
  • Santos Dumont (Rio de Janeiro/RJ) 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags