Participamos do

Brasil é o quarto país no qual mais produz resíduos plásticos e um dos que menos recicla, diz ONG

A produção é de 11,3 milhões de toneladas de lixo por ano, porém apenas 145 mil toneladas são recicladas
23:41 | Mar. 06, 2019
Autor David Moura
Foto do autor
David Moura Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

De acordo com o estudo “Solucionar a Poluição Plástica: Transparência e Responsabilização”, da Organização Não Governamental (ONG) WWF (Fundo Mundial para a Natureza), divulgado nessa segunda-feira, 4, o Brasil é o quarto país maior produtor de lixo plástico e também um dos que menos realiza reciclagem.

Esse levantamento realizado pelo WWF com base nos dados do Banco do Mundial analisou a relação do plástico em mais de 200 países e constatou que o Brasil produz 11,3 milhões de toneladas de lixo por ano, ficando atrás de países como Estados Unidos, China e Índia. Desse total, mais de 10,3 milhões de toneladas foram coletadas (91%), mas apenas 145 mil toneladas (1,28%) são efetivamente recicladas, sendo um dos menores índices da pesquisa e bem abaixo da média global de reciclagem plástica, no qual é de 9%.

Conforme o relatório, o lixo produzido no Brasil, mesmo parcialmente passando por usinas de reciclagem, há perdas na separação de tipos de plásticos (por motivos como estarem contaminados, serem multicamadas ou de baixo valor). No final, o destino de 7,7 milhões de toneladas de plástico são os aterros sanitários. E outros 2,4 milhões de toneladas do resíduo são descartados sem qualquer tipo de tratamento, em lixões a céu aberto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O estudo apontou que o Brasil produz, em média, aproximadamente 1 quilo de resíduo plástico por habitante a cada semana, emitindo de sua produção 0,3 Kg de CO2 ao dia para cumprir a demanda.

“É hora de mudar a maneira como enxergarmos o problema: há um vazamento enorme de plástico que polui a natureza e ameaça a vida. O próximo passo para que haja soluções concretas é trabalharmos juntos por meio de marcos legais que convoquem à ação os responsáveis pelo lixo gerado. Só assim haverá mudanças urgentes na cadeia de produção de tudo o que consumimos”, avaliou Maurício Voivodic, Diretor Executivo do WWF-Brasil.

Dados sobre o plástico nesse estudo 

• 75% de todo o plástico já produzido é lixo.

• 80% da poluição plástica nos oceanos é originada em terra.

• 1/3 de plástico (100 milhões de toneladas) já se tornou poluição de terra ou marinha.

• 104 milhões de toneladas de plástico chegarão na natureza até 2030 se nada mudar.

• Em 2016, a produção atingiu 396 milhões de toneladas. Isso é equivalente a 53 kg de plástico para cada pessoa no planeta.

• Metade de todo o plástico virgem produzido entre 1950 e 2016 foi feito desde 2000.

• A projeção é de 40% no crescimento da produção de plástico até 2030.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags