Participamos do

Médico Abdon Murad Júnior fala sobre obesidade e gravidez

17:54 | Fev. 28, 2019
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Engravidar certamente está ou já esteve nos planos de muitos casais, no entanto, antes de preparar-se para uma gestação muitos cuidados são necessários, como acompanhamentos médicos e o tema sempre esteve cercado de desafios, principalmente quando a futura mamãe está acima do peso.

Para o médico especialista em tratamentos para obesos, Abdon José Murad Júnior, quando uma mulher obesa engravida muitas preocupações surgem, então se ela não cuidou da saúde antes de estar gestantes, precisará correr contra o tempo para manter-se saudável e garantir que o bebê nasça bem.

O fato é que não são poucas as objeções que estão associadas ao excesso de peso durante esse o período gestacional, as gestantes obesas têm cerca de 40% de chances a mais de ter pré-eclâmpsia, a hipertensão que ocorre durante a gravidez.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para o Dr. Abdon, outro pesadelo que envolve a fusão entre gravidez e festão é a diabete gestacional, o profissional explica: “o corpo temporariamente não consegue processar o açúcar que ingere. É todo esse acúmulo de gordura tende a dificultar a ação da insulina, que é o hormônio responsável por colocar a glicose para dentro das células”

Sobrepeso x Gestação: o que fazer?

O ideal é perder peso e preparar a saúde antes da gestação, contudo, como nem sempre isso é possível, então assim que os testes deram positivo é necessário mudar os hábitos e cuidar-se em todo o período gestacional.

Uma diminuição de peso pequena nesse período, entre 5 e 7%, auxilia na melhora da futura mamãe e de seu bebê. Tal porcentagem normalmente equivale à faixa de 4 a 9 quilos a menos.

No entanto, a recomendação de redução de peso muda quando o feto já está crescendo na barriga: “Neste momento não é indicado que sejam feitas restrições intensas porque a mulher necessita do consumo de todos os nutrientes para o garantir o desenvolvimento adequado do bebê que ela espera”, aponta Abdon José Murad Júnior.

O médico explica que por mais que a mulher já esteja em quadro de sobrepeso é normal que ganhe mais alguns quilos durante o decorrer da gestação: “Enquanto no geral as mulheres costumam engordar de 11 e 16 quilos, quem tem obesidade deve ganhar no máximo 5 e 9 quilos a mais”.

 

O parto e a obesidade:

Abdon Murad Júnior menciona que via de regra, os bebês de mães obesas frequentemente apresentam macrossomia, ou seja, possuem peso superior a 4kg, portanto, nestes casos é essencial que seja realizado um parto cesária.

Mas ele ressalta que tudo isso varia de mulher para mulher e que muitas, apesar de estarem com sobrepeso, conseguem encarar o parto normal de forma tranquila, dando a luz a bebês saudáveis.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags