Participamos do

PAUTA DE GERAL - SEGUNDA-FEIRA, 11

11:03 | Fev. 11, 2019
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
BRUMADINHO/BARRAGEM/ROMPIMENTO - O Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, dia 11, publica portaria do ministro da Justiça, Sergio Moro, que formaliza o emprego da Força Nacional de Segurança Pública na cidade mineira de Brumadinho, onde uma barragem da mineradora Vale se rompeu no último dia 25 de janeiro e atingiu centenas de pessoas. Dados divulgados neste domingo (10) mostram que o número de mortos do desastre subiu para 165 e o de desaparecidos agora são 160. Alunos de escolas públicas estaduais e municipais voltam às aulas em Brumadinho nesta segunda-feira, 11. O retorno às aulas havia sido adiado por conta da tragédia.
O Ministério de Minas e Energia (MME) determinou a instauração de processo administrativo para coletar todas as informações, dados, documentos, manifestações e decisões no âmbito da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) relacionados ao rompimento de barragem da mineradora Vale ocorrido no último dia 25 de janeiro em Brumadinho (MG).
BARRAGENS/MG/RISCOS - O rompimento da barragem da Vale em Brumadinho reacendeu o debate sobre a eficiência da fiscalização da atividade de mineração no País, trazendo a reboque outra questão: o que fazer se uma tragédia no futuro envolver não a gigante multinacional, com recursos para pagar multas bilionárias, mas uma empresa de pequeno porte, desativada ou até falida? As barragens mais vulneráveis de Minas Gerais, segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM), pertencem a empresas que hoje estão com as atividades paralisadas. (MATÉRIA JÁ ENVIADA).
PACAEMBU/SP/CONCESSÃO - O processo de concessão do Estádio do Pacaembu, na zona oeste de São Paulo, voltou a ser suspenso pela Justiça, destaca o jornal O Estado de S. Paulo. A juíza Maria Gabriella Pavlópoulos Spaolonzi, da 13ª Vara da Fazenda Pública, pediu esclarecimentos e determinou "a imediata suspensão da licitação até posterior deliberação" da juíza.
BRASILEIRA/ASSASSINATO/LONDRES - Autoridades inglesas prenderam um homem suspeito de matar a facadas a brasileira Aliny Mendes, 39 anos, na região de Surrey, extremo sul de Londres. O assassino seria o ex-companheiro de Aliny, identificado como Ricardo Godinho, de 41 anos. Ele também é brasileiro e já foi preso. O crime aconteceu na sexta-feira, 8, quando Aliny pegava os filhos na escola. Ela estaria com um dos filhos nos braços quando foi morta.
BANCO/EXPLOSÃO/SP/SÃO BENTO DO SAPUCAÍ - Depois de uma trégua, quadrilhas de ataques a bancos com explosivos voltaram a agir, explodindo três agências bancárias de uma vez, nesta madrugada, em São Bento do Sapucaí, interior de São Paulo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente