Participamos do

Jardine tem pior aproveitamento no São Paulo desde Doriva, em 2015

16:21 | Fev. 10, 2019
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A derrota de sábado por 1 a 0 para a Ponte Preta, em rodada do Campeonato Paulista, derrubou ainda mais o moral do São Paulo na temporada e foi especialmente ruim para o técnico André Jardine, muito ameaçado no cargo. Não à toa. Desde a passagem de Doriva pelo posto, em 2015, um treinador não tinha aproveitamento tão ruim à frente da equipe tricolor.
Somadas as cinco partidas em que dirigiu o time na reta final da última temporada com as nove em 2019 (entram na conta os dois jogos pelo torneio amistoso Florida Cup, em janeiro), Jardine acumula quatro vitórias, dois empates e oito derrotas, o que representa 33,3% de aproveitamento, exatamente o mesmo desempenho obtido por Doriva nas sete partidas em que treinou a equipe em 2015 (duas vitórias, um empate e quatro derrotas).
Desde então, Ricardo Gomes comandou o time por 18 jogos e exibiu aproveitamento de 42,6%. Após a sua saída, Rogério Ceni esteve à frente da equipe em 37 jogos, com rendimento de 49%. Dorival Júnior, treinador seguinte do time paulista, acumulou 40 jogos e aproveitamento de 51,7%. Jardine, em 14 duelos, apresenta rendimento de 33,3%.
Para ser mais justo, descontando as três partidas de 2018 nas quais Jardine ainda não havia sido efetivado (empate com o Grêmio, vitória sobre o Cruzeiro e derrota para o Vasco) e os dois amistosos da Florida Cup (derrotas para Ajax-HOL e Eintracht Frankfurt-ALE) deste ano, ainda assim a performance de Jardine não melhora muito: seriam nove partidas, com três vitórias, um empate e cinco derrotas, ou seja, aproveitamento de 37%.
A diretoria deve bancar o treinador ao menos até quarta-feira, quando o São Paulo enfrenta o Talleres-ARG, no Morumbi, pela segunda fase preliminar da Copa Libertadores. Derrotado por 2 a 0 na Argentina, o clube brasileiro precisa, no mínimo, devolver o placar para levar a disputa às penalidades. Classificação direta, só com vitória por três gols de vantagem. Se for eliminado, dificilmente Jardine prosseguirá no comando.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente