Participamos do

Brigada Animal é enviada para cidade em MG após risco em barragem

14:37 | Fev. 10, 2019
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Os trabalhos da Brigada Animal coordenada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais (CRMV-MG) continuam, desta vez em Barão de Cocais, uma das cidades mineiras que, na última sexta-feira, 8, receberam um alerta de risco em barragem.
O aviso, que incluiu também a cidade de Itatiaiuçu, fez com que quase 600 moradores dos dois locais saíssem às pressas de suas casas, o que impossibilitou levar os animais junto.
Com o intuito de cuidar dos bichos que ficaram nas casas, o CRMV-MG, por meio da Comissão de Desastres, encaminhou a equipe da Brigada Animal até o local. Neste sábado, 9, cerca de 1.500 animais, entre aves, cães, gatos, equídeos e bovinos receberam água e comida nas comunidades Vila do Congo, Tabuleiro, Piteira e Socorro.
Cães encontrados doentes nas ruas foram recolhidos e encaminhados para atendimento em uma clínica veterinária do município.
Entre os animais assistidos estavam aves de postura, cães, gatos, equídeos e bovinos. Cinco cachorros encontrados doentes nas ruas foram recolhidos e encaminhados para atendimento em uma clínica veterinária do município. A ação da Brigada foi desempenhada pelo CRMV-MG junto com a Defesa Civil da cidade e a Vale, proprietária da barragem que apresenta risco.
Segundo o conselho regional, a equipe da Brigada Animal que atua em Barão de Cocais é composta por voluntários com experiência e capacidade técnica para atuar em ocasiões de desastres ambientais. A médica veterinária Carla Sassi, que coordena os trabalhos junto com o médico Thauan Carraro, falou sobre a importância das ações.
"O risco é real e não tem previsão de os moradores retornarem para suas residências. Estamos aqui tanto pelos animais quanto por seus tutores, pois as circunstâncias inviabilizaram que eles pudessem levá-los", disse Carla.
Desde o rompimento da barragem de Brumadinho, no dia 25 de janeiro, a Brigada Animal tem atuado na cidade em prol dos animais. Até domingo, 3, 350 foram resgatados e 145 seguiam em tratamento.
A contagem se refere a animais resgatados e devolvidos a seus donos ou os que foram acolhidos na fazenda onde funciona o hospital de campanha. Os animais que receberam atendimentos nas propriedades de seus tutores também compõem esse número.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente