Participamos do

Barragem da Vale se rompe na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas

Não há informações de vítimas no local
14:42 | Jan. 25, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 14h02min

Uma barragem da mineradora Vale rompeu no fim da manhã desta sexta-feira, 25, na cidade de Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de Contagem foram acionados para o local.

Helicóptero do Corpo de Bombeiros sobrevoa a região. A Prefeitura da Cidade emitiu alerta para que a população se mantenha longe do leito do Rio Paraopeba.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Uma equipe com técnicos está se dirigindo ao local para avaliar a situação.

A Vale do Rio Doce, empresa responsável pela barragem, divulgou nota há pouco. “As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens”, informou a empresa.

Segundo a empresa, a prioridade é “preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade”. O comunicado não explica a causa do rompimento.

Em 2015, também em Minas Gerais, rompeu-se uma barragem de rejeitos de mineração controlada pela Samarco Mineração S.A. O rompimento da barragem de Fundão é considerado o desastre industrial que causou o maior impacto ambiental da história brasileira.

Redação O POVO Online

Com informações da Agência Brasil

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags