Participamos do

Professor suspeito de estuprar crianças e adolescentes tem prisão preventiva decretada

20:35 | Dez. 21, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Em audiência de custódia, na tarde desta sexta-feira, 21, o professor norte-americano suspeito de estupro no Recife teve a prisão preventiva decretada. Ela havia sido preso em flagrante durante a manhã, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, após a família de uma das vítimas, uma criança de 11 anos, procurar a delegacia do bairro.

O suspeito será encaminhado ao Centro de Observação e Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel) em Abreu e Lima, no Grande Recife. De acordo com a delegada Beatriz Leite, que está à frente do caso, o professor estrangeiro confessou ter mantido relações sexuais com menores de idade. "Durante todo o período em que conversamos, ele não negou que mantivesse relações sexuais com menores, mas disse que não achou que ela fosse tão jovem, que acreditou que tinha em torno de 14 ou 15 anos", explicou.

A menina de 11 anos teria sido levada ao local por uma mais velha, de 13, nessa quinta-feira, 20. As duas teriam recebido uma quantia em dinheiro. Ainda de acordo com a delegada, a garota mais velha já teria encontrado com o suspeito outras vezes. "Ela ganhava R$ 100 por cada outra criança que trouxesse para o apartamento desse professor", explicou a investigadora.

Segundo a delegada, antes do suposto abuso, o homem ofereceu bebida para as meninas. "E depois tiveram relações com ele. Ambas as menores tiveram relações com ele".

A mais velha chegou a postar uma foto em seu perfil em uma rede social onde aparece no apartamento do suspeito, segurando o que aparenta ser um copo com bebida alcoólica. 
 
O norte-americano foi autuado por estupro de vulnerável. "Mesmo que tenha sido consentido, como são menores de 14 anos foi um estupro de vulnerável, que não têm idade para discernir sobre esse tipo de coisa", relatou Beatriz Leite. 

Turismo sexual
Ainda durante a coletiva, a delegada Beatriz Leite afirmou que o homem costumava viajar para países conhecidos como rota de turismo sexual. "Olhando o passaporte dele, a gente observou que ele faz visita muitos países que são conhecidos por ser rota de turismo sexual de menores. Provavelmente ele faz isso pelo mundo: se aproveita das viagens para manter relações sexuais com menores" relatou.

Contato pelas redes sociais
O homem entraria em contato com as possíveis vítimas através das redes sociais. "Ele tem amizade com muitas adolescentes, muitas jovens visivelmente menores de idade, a gente não sabe com quantas ele se relacionou", relatou. 

Nota da escola
Em nota, a escola na qual o professor lecionava informou que, de imediato, o professor foi afastado de qualquer função relacionada à instituição. "Nossa comunidade escolar é fundada sobre a comunicação aberta e respeito mútuo. É nossa responsabilidade fazer contribuições positivas para a sociedade. Reiteramos o comprometimento da instituição com a contratação de seus profissionais através de um processo seletivo e rigoroso", diz um trecho da nota.

Posicionamento do Consulado Americano
O Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife afirmou que tomou conhecimento da prisão do cidadão americano. Por meio de nota, a instituição disse que não estava autorizada a dar detalhes específicos sobre o caso para a imprensa.
 
Via Rede Nordeste 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente