Participamos do

Miguel e Helena foram os nomes mais escolhidos em 2018

Plataforma fez levantamento de 501 mil bebês nascidos neste ano. Miguel é o mais escolhido para meninos pelo oitavo ano consecutivo, enquanto Helena desbancou Alice, que esteve no topo nos últimos três anos
16:40 | Dez. 13, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Em 2018, os nomes mais escolhidos para bebês no Brasil foram Miguel, há oito anos no topo da lista entre os meninos, e Helena. A informação é da plataforma digital BabyCenter, que elaborou o ranking a partir de 501 mil nomes de bebês registrados ao longo de 2018. Os nomes foram cadastrados na plataforma do site, composta também pelos aplicativos Minha Gravidez e Meu Bebê Hoje.

De acordo com a Agência Estado, o ano foi de forte tendência a escolher nomes de famosos. Para se ter uma ideia, nomes como Bela, da cozinheira Bela Gil, e Henrique, do chef Henrique Fogaça (Masterchef), foram populares. Desta vez, o nome Alice, no topo da lista entre as meninas desde 2015, acabou “rebaixado”. Helena, Alice, Laura, Manuela e Valentina foram os cinco nomes de meninas mais escolhidos durante este ano.

[SAIBAMAIS]“O nome Helena teve seu pico de popularidade na década de 1950, segundo dados do IBGE. A retomada, hoje, é em parte como homenagem aos avós e bisavós e, em parte, influenciada por personagens”, diz a diretora do BabyCenter Brasil, Fernanda Ravagnani. Heloísa (8º lugar), Eloá (15º) e Maria Helena (47º), nomes considerados próximos de Helena, também estão em alta. 

A explicação para tanta Helena sendo batizada no País, ainda segundo a diretora, é a fascinação por histórias de realeza, mitologia e contos de fada. Ainda na onda dos famosos, Manuela, nome da filha da apresentadora Eliana, chegou ao quarto lugar depois de subir várias posições. Outros nomes estão em alta: Cecília, Antonella, Clara, Ana Laura, Maria Vitória, Pérola e Aurora.

Há quase uma década no topo, Miguel é acompanhado por Arthur, Heitor, Bernardo e Davi no top 5. Heitor e Benjamin são nomes que também têm ganhado força. A inspiração bíblica, sempre presente, reflete na escolha de nomes como Davi (5ª posição), Matheus (11º) e Lucas (12º). Neste ano, Benício subiu nove posições e Joaquim subiu três. Os nomes são os mesmos dos filhos dos apresentadores Angélica e Luciano Huck. A modelo Gisele Bündchen também tem um filho chamado Benício.

Já os nomes compostos mais escolhidos de 2018 foram Maria Luiza, Maria Clara e Maria Eduarda para as meninas, e, para os meninos, João Miguel, Enzo Gabriel e Pedro Henrique. O levantamento do BabyCenter é realizado desde 2009 e também aponta tendências para o ano seguinte. A plataforma diz que Valentim deve subir ainda mais em 2019, influenciado pela sonoridade com Benjamin, pela série infantil Os Valentins, e pelo personagem da novela Segundo Sol, da TV Globo. Para as meninas, 2019 será o nome em que Antonella deve impulsionar nomes com a mesma terminação, a exemplo de Fiorella, Ariella, Micaella, Anabella e Donatella.

Nomes de bebês pelo mundo
 
A plataforma também apura os registros ao redor do mundo. Nos Estados Unidos, Jackson, Liam, Noah, Aiden e Caden lideram entre os meninos e Sophia, Olivia, Emma, Ava e Isabella, entre as meninas. Na Alemanha e no Reino Unidos, nomes de astros do rock inspiram os pais e as mães, como a subida de nomes como Bowie, Hendrix, Liam, Paul e Lennon. Emma foi o nome mais popular para as meninas na Alemanha e na França. A comunidade hispânica nos Estados Unidos batizou mais meninas com os nomes Sofía, Isabella, Emma, Valentina e Victoria, e meninos com os nomes Mateo, Santiago, Matías, Thiago e Sebastián.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente