PUBLICIDADE
Brasil
Lixo no mar

Lacre plástico faz golfinho morrer de fome no litoral de São Paulo

A toninha é uma espécie do mamífero que está ameaçada de extinção

15:00 | 06/12/2018

(Foto: Divulgação Instituto Biopesca)
Uma toninha, espécie de menor porte de golfinho, foi encontrada morta em Praia Grande, no litoral de São Paulo. O animal apresentava sinais de desnutrição, pois estava impedido de se alimentar por um lacre - aparentemente de garrafa plástica -, que estava preso em seu bico. O animal foi achado morto por pescador.

 

Além do lacre, foram identificados materiais plásticos no sistema digestório da toninha macho adulta, encontrados durante exame necroscópico realizado pelo Instituto Biopesca, órgão responsável pelo resgate do animal.

 

Conforme o veterinário Rodrigo Valle, que é responsável pelo instituto, a toninha é uma das espécies de golfinhos que correm risco de extinção. Ainda segundo o relato do profissional, em entrevista ao portal G1, o animal estava visivelmente magro, o que evidencia sua falta de alimentação por vários dias.

 

O descarte de materiais plásticos - quando feito de forma indevida -, pode prejudicar a vida marinha. No que tange os lacres de garrafas, a recomendação é de que seu descarte seja feito em locais apropriados, além de cortá-los, para evitar que animais fiquem presos neles.

 

Redação O POVO Online