Participamos do

Cerca de 200 delegados entregam cargos em protesto contra PEC do teto na Bahia

10:11 | Dez. 12, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Em assembleia nesta terça-feira, 11, cerca de 200 delegados da Bahia decidiram entregar os cargos. O protesto é referente à reforma administrativa anunciada pelo governador Rui Costa (PT) que, entre outros tópicos, indica a criação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para igualar o teto salarial dos servidores do Estado ao salário do governador que, atualmente, é de R$ 22 mil.

A decisão dos delegados é acompanhada pela assinatura de uma carta que será entregue ao delegado-geral da Polícia Civil da Bahia, Bernardino Brito Filho. De acordo com o portal de notícias G1, o Sindicato dos Delegados de Polícia da Bahia (ADPEB) declara que os servidores podem perder até 40% de sua remuneração com a medida. Além disso, argumenta que eles têm dedicação exclusiva e que estão com salários congelados há quatro anos.

"O governo quer que o servidor pague uma conta que não é dele. Além de precarizar o Planserv, o que está sendo proposto é uma redução salarial, porque estamos acumulando perdas de 25% nos últimos anos, e ainda vamos pagar mais pelo plano de saúde e Previdência", diz o presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpoc), Eustácio Lopes.

Outra queixa dos profissionais é que houve um recuo apenas em relação aos auditores fiscais, por parte do governador, e que este não quer negociar com as outras classes. Caso colegas de profissão ocupem as vagas vazias, os delegados declaram ainda que a categoria pode repudiá-los.

O ADPEB também informa que todos os diretores e coordenadores regionais, os titulares da Grande Salvador e os delegados substitutos do interior do Estado, onde não há delegados titulares, aderiram ao protesto. Fora da Capital e da Região Metropolitana, 26 coordenadores entregaram os cargos.

Como apenas os cargos de chefia ficaram desocupados, a ADPEB garante que a população continuará sendo atendida normalmente.

O Legislativo baiano concentra servidores de diversas categorias para unir forças e tentar retirar os projetos da pauta, além de abrir o diálogo com o governo. Diretores de departamento se reuniram na tarde dessa terça-feira, 11. Nesta quarta-feira, 12, o governo e a Secretaria da Segurança Pública e da Administração da Bahia discutirão a questão.
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente