Participamos do

Faltam 100 dias para o Carnaval; veja cidades do Ceará, do Brasil e do mundo para curtir a folia

A maior festa popular brasileira é comemorada dentro e fora do País, antes mesmo da data oficial
22:50 | Nov. 21, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] 
Faltam cem dias para a sexta-feira de Carnaval que em 2019 será em 1º de março (01/03). Em muitas cidades Brasil afora, os festejos começam bem antes das datas oficiais. Os pré-carnavais fervem. E durante o Carnaval, a festa continua. De Fortaleza a New Orleans, nos Estados Unidos, veja algumas cidades que devem atrair atenção antes e durante a maior festa popular do Brasil. 

O calendário oficial do Ciclo Carnavalesco de Fortaleza começa quatro semanas antes do calendário oficial dos festejos. O que significa que um mês antes, em 1º de fevereiro, os blocos já estarão na rua. Alguns, todavia, antecipam ainda mais a festa e saem antes mesmo do período oficial do Pré-Carnaval da Cidade. 

%2b No litoral do Estado, o Carnaval de Aracati é um dos mais tradicionais, com trios elkétricos puxados por grandes atrações nacionais.

[FOTO2]

Cidades vizinhas, as pernambucanas Recife e Olinda têm duas das maiores festas de rua do mundo. São perfis bem diferentes: na capítal pernambucana, grandes shows no Recife Antigo. Na cidade histórica, blocos de rua que levam o frevo para as ladeiras seculares.
 
[FOTO3] 


Salvador é o destino certo para muitos foliões. O Carnaval da cidade acontece nos 25 km de vias dedicados às comemorações. Uma das características da cidade é a diversidade das expressões artísticas. Multidão de foliões vai às ruas para curtir trios elétricos, blocos e circuitos, por exemplo. A cidade ferve e agita o País também. Começa dias antes e vai até depois do fim do calendário oficial.
 
[VIDEO1] 
 
O mais famoso Carnaval do mundo está no Rio de Janeiro. Desfiles de escolas de samba, blocos e bandas de ruas. O calor carioca consegue contagiar todo o País e é responsável por uma das festas mais lindas do período. 

[VIDEO2]
 
O Carnaval de Barranquilla, na Colômbia, é considerado pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Os foliões se divertem nas ruas vestindo fantasias coloridas, cheios de adereços. A costa litorânea da Colômbia é representada culturalmente durante os festejos, que atraem cerca de um milhão de pessoas durante o período carnavalesco. 

 
[VIDEO3]

Em Nova Orleans, nos Estados Unidos, ocorre Mardi Gras, realizada desde 1830. É um dos carnavais mais famosos do mundo, contrariando aqueles que pensam que americanos não sabem curtir. As comemorações se iniciam em 6 de janeiro e seguem até a Quarta-Feira de Cinzas. Foliões seguem em cortejo com as bandinhas, músicos que tocam instrumentos em carros simples. Sem alegorias. 
 
[VIDEO4] 
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente