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NOTÍCIA

Saiba os conteúdos cobrados nas provas do Enem e as divisões de temas

As questões do Enem são divididas em competências e habilidades necessárias para a resolução dos problemas propostos

22:29 | 30/10/2018
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Nos próximos dois domingos (4 de novembro e 11 de novembro), estudantes farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todas as regiões do Brasil. A prova é porta de entrada para vagas nas universidades federais e  descontos em programas do governo para vagas em faculdades privadas. Com 180 questões e uma redação obrigatória, o teste é extenso e exige preparação em diversas áreas do conhecimento.

No primeiro dia de exame, 4 de novembro (04/11), as provas aplicadas serão de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a redação. São 45 questões para cada prova objetiva e na redação é preciso escrever pelo menos sete linhas e no máximo 30. A duração é de 5h30min. 

[SAIBAMAIS]Dentre as perguntas da prova de linguagens é cobrado conhecimento em língua portuguesa, uma língua estrangeira, que pode ser espanhol ou inglês, artes e tecnologias da informação e comunicação. De acordo com a matriz de referência do Enem, os participantes precisam se atentar para “analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos”.

Competências da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias:

Área 1 - Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.

Área 2 - Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.

Área 3 - Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.

Área 4 - Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.

Área 5 - Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.

Área 6 - Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação. 

Em ciências humanas, os concorrentes devem ser testados em geografia, história, filosofia e sociologia. A prova é dividida em seis competências necessárias para resolver as questões desta etapa. Uma delas é “utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade”.

Competências da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias:

Área 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

Área 3 - Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Área 4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Área 5 - Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.

Área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

No segundo dia de Enem, 11 de novembro (11/11), serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias, com 45 questões para cada. A aplicação tem 5 horas de duração.

As questões de matemática são elaboradas com base em sete competências essenciais. Construir significados para os números, utilizar conhecimento geométrico, noções de grandeza e medidas, resolução de problemas cotidianos, ter noção de dados, estatística e probabilidade são algumas delas. Esta prova é considerada uma das mais difíceis do exame. 

Competências da prova de Matemática e suas Tecnologias: 

Área 1 - Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais.

Área 2 - Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela.

Área 3 - Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.

Área 4 - Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.

Área 5 - Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas.

Área 6 - Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação.

Área 7 - Compreender o caráter aleatório e não-determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.

Na prova de Ciências da natureza os temas são química, física e biologia. Com oito competências, é cobrado do aluno que ele entenda os papéis das ciências na “produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade”. Aplicar os conteúdos em diferentes contextos, compreender interações entre organismos e ambiente e trabalhar na interdisciplinaridade entre as matérias são ações necessárias para a responder as questões. 

Competências da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 

Área 1 – Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.

Área 2 – Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos.

Área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.

Área 4 – Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.

Área 5 – Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos.

Área 6 – Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científicotecnológicas.

Área 7 – Apropriar-se de conhecimentos da química para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científicotecnológicas.

Área 8 – Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científicotecnológicas.

 
Redação O POVO Online
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