Participamos do

Vacinação de crianças contra pólio e sarampo começa na próxima semana

No Ceará, 509 mil crianças devem ser vacinadas a partir de segunda-feira, 6
20:42 | Ago. 02, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] 
Começa na próxima segunda-feira, 6, e vai até 31 de agosto a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo. A vacina é destinada a todas as crianças a partir de um ano de idade até menos de cinco anos, independentemente da situação de vacinas que já tenham tomado ou deixado de tomar.

No Ceará, 509,1 mil crianças deverão ser vacinadas. No Estado, foram distribuídas 1,2 milhão de doses das três vacinas. No Brasil inteiro, 11,2 milhões de crianças estão no público-alvo da campanha. 

Para atender todas as crianças, o Ministério da Saúde forneceu 28,3 milhões de doses, sendo 871,3 mil doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), 14 milhões da Vacina Oral Poliomielite (VOP) e 13,4 milhões da Tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. O investimento é estimado em R$ 160,7 milhões.

A VIP será destinada a crianças que não tomaram a vacina para poliomielite. Já a VOP será para aqueles que receberam uma ou duas doses da vacina. 

 
 
No dia 18 de agosto, sábado, haverá o dia D de mobilização, com mais de 36 mil postos abertos para a vacinação.

A pólio e o sarampo já foram eliminados no Brasil e a campanha tem objetivo de evitar o retorno da pólio. No caso do sarampo, alguns estados voltaram a ter surtos - caso do Ceará entre 2014 e 2015.

Sarampo

As crianças que irão se prevenir do sarampo terão à disposição uma dose da vacina Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias. Nos estados de Roraima e Amazonas, na região Norte, onde há casos registrados neste ano de sarampo, as vacinas já foram aplicadas como medida para prevenir a propagação do vírus. 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente