Participamos do

Governo ofertará 155 mil vagas do Fies ainda em 2018; inscrições abertas a partir desta segunda

Inscrições estarão disponíveis de 16 a 22 de julho
10:15 | Jul. 15, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
O Governo oferecerá, no segundo semestre de 2018, pelo menos 155 mil vagas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Desse total, 50 mil serão a juro zero. A inscrições começarão na próxima segunda-feira, 16, no site do Fies, e estarão disponíveis até o dia 22 de julho. 
 
Nas instituições que participam do programa, os alunos poderão financiar cursos de graduação com nota maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os cursos que não foram avaliados pelo Sinaes, poderão participar, desde que estejam autorizados para funcionar pelo cadastro no Ministério da Educação (MEC).
 
Para concorrer, os interessados deverão ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. A média do candidato deve ser superior ou igual a 450 pontos. É necessário ainda ter pontuado na redação. Os primeiros estudantes a serem chamados serão aqueles com melhor colocação nesses critérios.
 
O novo modelo do Fies divide o programa em diferentes modalidades, permitindo que o financiamento varie de acordo com a renda familiar do candidato. A categoria de juro zero é ofertada aos candidatos com renda per capita de até três salários mínimos. Nesse modelo, o financiamento mínimo é de 50% do curso e o limite de custo do semestre é de R$ 42 mil. 
 
As outras duas categorias, chamadas de P-Fies, são destinadas a estudantes com renda familiar até cinco salários mínimos. Na primeira, são contemplados alunos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e o financiamento é feito com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento. As taxas de juros variam de acordo com o banco. A segunda, é designada a discentes de todas as regiões do Brasil e será custeada com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
 
Os candidatos que forem pré-selecionados deverão complementar as informações da inscrição, no site do Fies, do dia 27 a 31 de julho. Na ocasião, os estudantes finalizarão a contratação do financiamento. No caso dos alunos inscritos no P-Fies, não haverá lista de espera.
 
Serviço
Quando: de 16 a 22 de julho.
Onde: no site do Fies
Divulgação do resultado da seleção: 27 de julho
Complementação de informações: de 27 a 31 de julho

Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente