Participamos do

Facebook exclui perfis de rede de fake news ligada ao MBL

Nesta quarta-feira, 25, a plataforma derrubou mais de 196 páginas e 87 contas sob a alegação que elas faziam parte de uma rede coordenada de disseminação de notícias falsas
14:27 | Jul. 25, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Com o período eleitoral se aproximando, as medidas tomadas para evitar a disseminação de notícias manipuladas e falsas se tornaram cada vez mais necessárias. Após a inauguração de um perfil de combate a fake news pelo Twitter, agora foi a vez do Facebook dar início a uma ação de banimento de páginas e perfis que tinham como objetivo espalhar esse tipo de conteúdo.

De acordo com a Reuters, nesta quarta-feira, 25, a plataforma derrubou mais de 196 páginas e 87 contas sob a alegação que elas faziam parte de uma rede coordenada que se ocultava com o uso de contas falsas com o propósito de gerar divisão e espalhar desinformação. Entre os perfis excluídos, se encontrava uma poderosa rede de notícias falsas de ligação direta com o Movimento Brasil Livre (MBL).

Com um conteúdo de cunho conservador e inteiramente voltado para notícias sensacionalistas sobre políticos, os membros do grupo, por meio de administração compartilhada, disseminavam a desinformação com maior facilidade, alegando que as notícias vinham de jornalismo independente.

O MBL usou a conta oficial no Twitter para comentar o caso, afirmando que os perfis eram administrados por pessoas reais e que todas as publicações mencionavam fontes. Confira!
 
[VIDEO1] 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente